Página inicial > Samambaia > IFB firma acordo para restauração de móveis do Palácio Itamaraty

IFB firma acordo para restauração de móveis do Palácio Itamaraty

Criado: Sexta, 27 de Janeiro de 2017, 12h16 | Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2017, 12h16 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 13h45 | Acessos: 1760

testeProfessores da área de móveis do Campus Samambaia se reuniram, nesta quinta-feira, 26 de janeiro, com representantes do Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo foi firmar Acordo de Cooperação Técnica para pesquisa e restauro de mobiliário modernista do Palácio no escopo da oficina de restauro do campus, em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) do Distrito Federal, com o qual o Instituto Federal de Brasília já tem acordo.

A primeira etapa deste processo tem visa restaurar uma mesa concebida por Sérgio Rodrigues e outra de Bernardo Figueiredo para compor um projeto piloto de exposição a ser realizado no ato da comemoração dos 50 anos do Palácio Itamaraty.

Estavam na reunião os professores do Campus Samambaia Fernanda Torres, coordenadora da área de móveis, Fred Hudson, coordenador de estágio, e Ricardo Telles, coordenador do Grupo de Pesquisas. Representando o Itamaraty esteve presentes Heitor Granafei, da Comissão RE50 do Ministério das Relações Exteriores, responsável pelas atividades comemorativas relacionadas ao cinquentenário do Palácio. Também participaram da reunião José Airton da Universidade Paulista (UNIP), e Freddy Van Camp, designer e pesquisador.

Parceria com o IPHAN DF

Em novembro do ano passado, o Campus Samambaia recebeu representantes do Iphan DF para uma visita aos Laboratórios do Curso Técnico em Móveis onde acontecerá a Oficina Escola Restauração do Mobiliário Moderno de Brasilia, por meio do acordo de cooperação firmado entre as instituições. Entre as ações desenvolvidas em parceria entre os órgãos está o Curso de Capacitação em Conservação e Restauro de Mobiliário Moderno, com abrangência técnica e teórica.