Página inicial > Samambaia > Chega ao fim a primeira edição do Projeto de Pesquisas Estruturas de Telhados: Protótipos de Tesouras

Criado: Quarta, 01 de Março de 2017, 09h00 | Publicado: Quarta, 01 de Março de 2017, 09h00 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2017, 17h06 | Acessos: 1478

Encerrou-se, na última semana, a primeira edição do Projeto de Pesquisa Estruturas de Telhados: Protótipos de tesouras do Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB).

O objetivo do projeto é revisar os processos de construção de telhados com estruturas de madeira, resgatar as tecnologias construtivas característicos do país, presentes desde as construções do Brasil Colonial e ainda em uso na arquitetura contemporânea.

As atividades do projeto envolveram o estudo dos elementos principais nas estruturas de madeira em telhados, o dimensionamento, o detalhamento dos elementos estruturais de telhados em madeira e a construção de protótipos em tamanhos reais.

As atividades dessa primeira edição aconteceram fora dos horários de aula, nos laboratórios de construção civil e de móveis do Campus Samambaia. Nessa etapa, participaram alunos do 2º e 3º módulos dos cursos técnicos em Edificações (subsequente) e PROEJA. Os protótipos construídos pretendem, ainda, integrar a construção da cobertura de um galpão de práticas construtivas para a área de construção civil.

O projeto é coordenado pela Professora Arquiteta Ângela Bertazzo, com o apoio do Professor Engenheiro Civil Wanderley Nicácio.