Página inicial > Samambaia > Tendências na produção do setor moveleiro fazem parte de proposta para edital da Fábrica de Ideias

Criado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 16h34 | Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 16h21 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 11h56 | Acessos: 1905
Professores e estudantes do Curso Técnico em Móveis do Campus Samambaia submeteram duas propostas para o edital FABIN 2/ 2017. As ideias chamaram a atenção porque tratam de temas bem atuais no mercado de móveis, propõem as produções de "Móveis com paletes e vidros reciclados" e de "Móveis digitais". Ambas as propostas buscam a utilização (ou reuso) mais nobre para os paletes descartados para fabricação de mobiliário.

Conceitualmente, os móveis digitais são aqueles confeccionados na íntegra por máquinas de comando numérico (CNC), por exemplo, a Router CNC ou Plotter a Laser. Os materiais empregados na fabricação do móvel serão utilizados no dia a dia nas aulas práticas do curso  e, as peças ou processos de usinagem poderão ser colocados em prática, com um tempo operacional muito baixo e de elevada precisão e acabamento final.

A turma do professor Frederico de Souza já tem trabalhado com a confecção de algumas peças dentro da disciplina "Processo Produtivo Moveleiro", do módulo III do curso Subsequente de Técnico em Móveis do Campus.  "Trata-se de uma poltrona Krat, muito confortável ao sentar e muito simples de ser confeccionada ", conta o professor. "Nossa proposta envolve a produção de um conjunto de mesa de bar e cadeiras, confeccionado com a matéria prima obtida pelo desmonte das estruturas de paletes oriundos de descarte de uma indústria de cimento da região Fercal", explica Frederico.

Tendência no setor moveleiro: Produção de móveis digitais e em paletes
Atualmente tem se preferido móveis multifacetados, ou seja, confeccionados por múltiplas peças que se encaixam para a montagem final do móvel. Tais móveis apresentam um design visual muito impactante, bonito, leve e que despendem menos de material do que os móveis tradicionais. Para facilitar a fabricação de móveis digitais multifacetados, a matéria prima mais empregada é o painel compensado, podendo ser o laminado ou sarrafeado.

A matéria prima base na produção destes mobiliários é da espécie Pinus ou mais comumente, Eucalipto. Muito bem recebido pela indústria de móveis, os novos objetos produzidos se mostram com um conceito de design mais rústico ou compõem ambientes que possam alocar elementos de rusticidade. Ainda é possível se encontrar móveis confeccionados com paletes em ambientes modernos, desde que caracterizado como elemento de destaque ou ponto focal no ambiente. Esta última possibilidade é vislumbrada como tendência internacional.

Edital da Fabin 2/2017
Se aprovada a proposta pelo edital, os alunos poderão desenvolver durante o próximo semestre esses trabalhos. O resultado do edital será divulgado no dia 5 de dezembro. Além disso, a iniciativa serve para divulgar o curso técnico subsequente em móveis e do curso médio integrado em design de móveis.