Página inicial > Samambaia > Abertas inscrições para oficinas de Compostagem Acelerada e Vermecompostagem

Abertas inscrições para oficinas de Compostagem Acelerada e Vermecompostagem

Criado: Quarta, 28 de Março de 2018, 18h14 | Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 18h14 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 10h01 | Acessos: 2056

O Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) está com as inscrições abertas para as oficinas gratuitas de “Sistema de Compostagem Acelerada e Vermecompostagem como Solução para os Resíduos Orgânicos” que serão ministradas no próprio campus, no dia 10 de abril, das 14h às 17 horas e na Escola Classe 27, em Taguatinga Norte, no dia 05 de maio, das 8h às 11 horas.

A proposta é envolver a comunidade interna e externa do Campus Samambaia numa ação que envolve a solução de um problema e a formação profissional, considerando que o curso Técnico em Controle Ambiental é um dos carros-chefes da Unidade, sendo oferecido nas modalidades de Ensino Médio Integrado e Subsequente.

Problema de todos

Mais da metade de todo o resíduo que os brasileiros produzem é orgânico (restos de alimentos, cascas, folhas, etc) que por sua vez produz o chorume – líquido poluente, dessa forma, se gerado em larga escala sobrecarrega os depósitos de lixo espalhados pelo País com potencial para poluir o solo, a água e o ar.

O processo de compostagem, que transforma os resíduos orgânicos em composto orgânico, por meio da estabilização desse material, pode ser uma alternativa na redução do volume total do lixo e no seu aproveitamento.

Transformação

Pensando na conscientização e na prática do que se propõe ensinar, o Campus Samambaia está priorizando o tratamento do resíduo orgânico da Unidade. Segundo a Profa. Martha Montenegro, da área de Saneamento Ambiental, os alunos do 3º ano e do módulo III estão envolvidos em três ações educativas: a compostagem do resíduo orgânico, a criação de uma horta e análises de laboratório sobre o solo e o composto.

Já os alunos do 2º ano estão trabalhando a compostagem e análises do solo e composto dentro da disciplina de Microbiologia. Com esta turma, já foi organizada uma composteira com pneus e local para recolhimento de matéria seca (palha e serragem).

Oficinas para a comunidade

As oficinas “Sistema de Compostagem Acelerada e Vermecompostagem como Solução para os Resíduos Orgânicos”, que estão com as inscrições abertas , são oriundas dos projetos “Resíduos Sólidos: Alternativas Sustentáveis” e "Compostagem Doméstica", coordenados pela Profa. Regina Mayumi Kikuchi com alunos do curso Técnico em Controle Ambiental e do projeto “Ações Sustentáveis em Ambientes Escolares” de autoria de Rhuan Max Coelho Ferreira (técnico em Controle Ambiental) e Andressa Coelho (aluna do Curso de Ciências Ambientais da Universidade de Brasília - UnB). Além deles, a estudante Bruna Gonçalves Silva, também do curso Técnico em Controle Ambiental, está na equipe ministrante das oficinas. Confira:

Oficina 1:

Local: IFB Campus Samambaia