Lançamento do livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília
O Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) fará o lançamento do livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília que registra e difunde a importância da preservação do mobiliário moderno. A publicação foi organizada pelos professores do curso de Movelaria do IFB em parceria com o IPHAN/DF e mostra detalhes do processo de trabalho da equipe e uma coletânea de projetos de restauro de móveis de Instituições parceiras.
O evento acontecerá no Museu Vivo da Memória Candanga, no dia 19 de abril, às 16 horas, onde também será aberta exposição de móveis e peças de autoria das décadas de 60 a 70, restauradas pelos alunos do IFB. Entre as peças estão: poltrona, cama, penteadeira e criado mudo – mobiliário que compõe um dos quartos do antigo Hotel Brasília Palace. A exposição representa parte da história e da memória da nossa cidade.
"A concretização deste sonho foi possível graças à parceria firmada entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/DF) e Secretaria de Estado de Cultura", afirmou o professor Frederico Hudson Ferreira.
O trabalho de restauração foi realizado por alunos da Oficina-Escola de Restauro de Mobiliário Moderno, sob a coordenação do Núcleo de Pesquisa e Conservação e Restauro de Mobiliário/ IFB. Pesquisa e prática se complementam nos cursos técnicos com o objetivo de capacitar profissionais para elaborar projetos e executar intervenções utilizando técnicas variadas de conservação e restauro.
Detalhes do processo de trabalho da equipe e uma coletânea de projetos de restauro de móveis de Instituições parceiras, entre elas os Palácios do Planalto e o Itamaraty, estão descritos no livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília organizado pelos professores do IFB, Frederico Hudson Ferreira e Fernanda Freitas Costa de Torres, em parceria com o IPHAN/DF.
Redes Sociais