Página inicial > Samambaia > Lançamento do livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília

Lançamento do livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília

Criado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 16h02 | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 16h02 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 15h06 | Acessos: 1254

Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) fará o lançamento do livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília que registra e difunde a importância da preservação do mobiliário moderno. A publicação foi organizada pelos professores do curso de Movelaria do IFB em parceria com o IPHAN/DF e mostra detalhes do processo de trabalho da equipe e uma coletânea de projetos de restauro de móveis de Instituições parceiras.

O evento acontecerá no Museu Vivo da Memória Candanga, no dia 19 de abril,  às 16 horas, onde também será aberta exposição de móveis e peças de autoria das décadas de 60 a 70, restauradas pelos alunos do IFB. Entre as peças estão: poltrona, cama, penteadeira e criado mudo – mobiliário que compõe um dos quartos do antigo Hotel Brasília Palace. A exposição representa parte da história e da memória da nossa cidade.

"A concretização deste sonho foi possível graças à parceria firmada entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/DF) e Secretaria de Estado de Cultura",  afirmou o professor Frederico Hudson Ferreira.

O trabalho de restauração foi realizado por alunos da Oficina-Escola de Restauro de Mobiliário Moderno, sob a coordenação do Núcleo de Pesquisa e Conservação e Restauro de Mobiliário/ IFB.  Pesquisa e prática se complementam nos cursos técnicos com o objetivo de capacitar profissionais para elaborar projetos e executar intervenções utilizando técnicas variadas de conservação e restauro.

Detalhes do processo de trabalho da equipe e uma coletânea de projetos de restauro de móveis de Instituições parceiras, entre elas os Palácios do Planalto e o Itamaraty,  estão descritos no livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília organizado pelos professores do IFB, Frederico Hudson Ferreira e Fernanda Freitas Costa de Torres, em parceria com o IPHAN/DF.