Página inicial > Samambaia > Samambaia recebe apresentação "Sertão de Cabo a Rabo"

Samambaia recebe apresentação "Sertão de Cabo a Rabo"

Criado: Terça, 09 de Novembro de 2010, 16h00 | Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2010, 15h53 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2502

No dia 4 de novembro o auditório do Campus Samambaia lotou de alunos, professores e comunidade que reuniram-se para acompanhar apresentações de literatura de cordel, xilogravuras, repente e cantadores do folclore nordestino. O projeto "Sertão de Cabo a Rabo" foi acolhido pelo Instituto Federal Brasília (IFB) e pelo Sest Senat. De acordo com o professor do IFB, Luciano Gomes, o interesse da Instituição é difundir essa arte e cultura regional, que ele considera de grande valor no contexto nacional.

Interpretado pelo poeta declamador Ruiter Lima e pelo cantador e violeiro Carlinhos Piauí, o recital de poesia matuta e música de raiz retratou os costumes do povo do sertão. Foram apresentadas também obras poéticas de Zé da Luz, Marilita Pozolli, José Pacheco, Pompílio Diniz e Patativa do Assaré, bem como obras musicais de Ronaldo Silva, Severino Feitosa, Acioly Neto, Dinho Oliveira, João Bá, Cacá pereira e Carlinhos Piauí.

O espetáculo teve a finalidade de reviver a literatura de cordel e a arte da xilogravura em sua origem, remontando em cena uma banca de feira nordestina onde esses veículos de comunicação popular eram fartamente distribuídos. Grandes artistas foram homenageados como o poeta Patativa do Assaré e o xilogravurista J Borges, que imortalizaram em suas obras parte da cultura brasileira.

Para a alegria e interação do público também foram apresentados poemas e músicas como ‘A flor de Puxinaná’, ‘O Passador de Poesia’, ‘Final de Ato’, ‘A Chegada de Lampião no Inferno’, ‘Fogueiral’, ‘O Menino e o Mar’, ‘No Balaio’ e ‘Boi da Saudade’.

Ruiter Lima e Carlinhos Piauí, artistas nordestinos radicados no Distrito Federal, organizaram esses conteúdos num projeto patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC/SCDF e agora percorrem escolas, bibliotecas e universidades. O evento também contou com a colaboração de parceiros.

Informações da Assessoria de Comunicação Home Center Castelo Forte