Página inicial > Samambaia > Estudantes de Samambaia apresentam projeto Sustentátil na SBPC

Estudantes de Samambaia apresentam projeto Sustentátil na SBPC

Criado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 18h10 | Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 18h10 | Última atualização em Terça, 24 de Julho de 2018, 15h25 | Acessos: 1543

Estudantes do Campus Samambaia estão representando o Instituto Federal de Brasília (IFB) com a apresentação do projeto "Sustentátil" na 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até o dia 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

O projeto foi premiado pelo edital Fábrica de Ideias Inovadoras (FABIN) Empreendedor de 2016. O negócio do Sustentátil é a reciclagem de resíduos da Construção e Demolição – RCD para produção de produtos táteis para acessibilidade de deficientes visuais.

A proposta teve início no ano passado, por meio das atividades integradas no terceiro módulo do curso Técnico em Edificações da modalidade PROEJA (Ensino Técnico Integrado ao Médio para Jovens e Adultos). O projeto acadêmico visava aproximar os alunos da temática da acessibilidade e inclusão como prática profissional.

Com a aprovação no Edital FABIN, o projeto ganhou reforço, e estudantes e professores envolvidos receberam capacitação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) para terem a percepção da responsabilidade pela constituição da empresa e demandas para o plano de negócios, marketing, financiamento, entre outros.  A inovação proposta pelo projeto e agora pela empresa está no reaproveitamento de material de demolição da construção civil na produção de materiais cimentícios. “Desta imensa gama de produtos possíveis, os produtos táteis (pisos podotáteis) para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais chamaram a atenção por não terem produção local para pronta entrega”, explica a Profª Ângela Beatriz Souza Bertazzo (coordenadora da pesquisa), que está na SBPC acompanhando os estudantes Woley Braian Souza das Neves e Alisson Aurélio Pereira Costa.

A apresentação do projeto está sendo feita para o público da SBPC no estande do Ministério da Educação (MEC), órgão que o IFB integra como instituição pública federal.

Os estudantes também estão aproveitando para convidar os participantes da SBPC para o ConectaIF 2018, evento nacional sobre Educação Profissional que acontecerá de 06 a 10 de agosto, organizado pelo IFB.