Página inicial > Samambaia > Exposição sobre design sob a curadoria do IFB convida para a história do design na cidade

Criado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 06h18 | Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 06h18 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 11h20 | Acessos: 1284

Do dia 30 de agosto a 2 de setembro, mostra apresenta a evolução criativa da cidade no foyer da sala Villa-Lobos

Expo Brasíia Design é o nome da exposição inédita que reunirá expoentes do design brasiliense nos segmentos de mobiliário, arte, moda e joalheria autoral. A abertura da exposição acontece no dia 30 de agosto, no foyer da sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, e conta com a curadoria do Instituto Federal de Brasília (IFB) e realização do Experimente Brasília.

O brasiliense terá a oportunidade de conhecer peças icônicas do design, produzidas a partir da criação de Brasília, símbolo internacional do modernismo. Desde as primeiras peças, como as de mobiliário, elaboradas em harmonia com a arquitetura dos palácios, monumentos, hotéis e edifícios funcionais da cidade, a Expo Brasília Design traz, também, a pluralidade das produções contemporâneas.

Na força da diversidade criativa de Brasília, os curadores e idealizadores da exposição, Frederico Hudson (IFB)Tatiana PetraPatrícia Herzog eCristina Malheiros Henriques, encontraram motivação para lançar este evento, que apresenta peças e obras de design assim como um recorte da rede de profissionais da cidade. “Colocamos à vista do visitante os talentos da cidade, não só os contemporâneos, de produção incansável, mas também os tantos outros que contribuíram para o nascimento da nossa identidade como Cidade Criativa do Design”, diz o texto curatorial assinado pelos quatro.

Estão presentes na mostra cerca de 80 obras assinadas por 40 profissionais. E, na oportunidade deste encontro, será lançado o selo //bsb.dsgn, na intenção de consolidar a produção local nos cenários competitivos nacional e internacional. Além da curadoria, a montagem e os dados técnicos para o catálogo da exposição, fazem parte da proposta de trabalho do Instituto Federal de Brasília (IFB).

“Entramos no projeto para realizar uma curadoria criteriosa na área do design nos segmentos de mobiliário e outros objetos de arte de Brasília. O trabalho inclui a historicidade dos móveis da década de 50, a exemplo da reprodução fiel de um quarto do Brasília Palace Hotel, quando de sua inauguração”, explica Frederico Hudson, professor do curso Técnico em Móveis do Instituto Federal de Brasília.

Expo Brasília Design

Local: Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro/ Setor Cultural Teatral Norte

Temporada: de 31 de agosto, sexta-feira, a 2 de setembro, domingo

Visitação: Das 11h às 21h