Página inicial > Samambaia > Estudantes do IFB desenvolvem soluções em insumos de edificações para a acessibilidade

Criado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 10h20 | Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 10h20 | Última atualização em Sexta, 21 de Setembro de 2018, 10h54 | Acessos: 748

Professores, alunos e egressos dos cursos Técnico de Edificações do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Samambaia, tem se dedicado ao projeto de pesquisa chamado Sustentátil. A proposta é desenvolver a produção de insumos para o nicho de edificações com soluções de acessibilidade, a partir da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCD). Um dos resultados atuais é a apresentação de pisos podotáteis em alto relevo, para facilitar a orientação de deficientes visuais, a um custo de produção de ¼ do valor do mercado.

A ideia inicial foi proporcionar aos alunos aproximação à temática e demandas de acessibilidade. No desenvolvimento, os professores identificaram uma fraca distribuição de produtos voltados para este nicho, tanto no Distrito Federal quanto no Brasil. A partir daí, surgiu a possibilidade de fazer produtos de acessibilidade com a Reciclagem de Resíduos da Construção Civil - RCD, principalmente concretos. Os primeiros produtos desenvolvidos são os pisos podotáteis, hoje já implementados no Campus Samambaia Todo o controle tecnológico da mistura é realizado nos laboratórios do campus.

O projeto participou da Fábrica de Idéias Inovadoras (FABIN), iniciativa da Rede dos Institutos Federais de apoio financeiro a projetos inovadores. A partir dessa iniciativa, o Sustentátil recebeu treinamentos em empreendedorismo pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e teve seu trabalho consolidado em uma empresa pré-incubada, garantindo o plano de negócio do curso. Além disso, os estudantes envolvidos representaram o Instituto Federal de Brasília (IFB) na 70º Reunião Anual da Sociedade Brasileira, realizada este ano em Maceió.

Atualmente, o Sustentátil conta com seis diferentes linhas de pesquisa e inovação para o negócio. Cada membro da equipe é responsável por supervisionar uma linha de pesquisa, que será integrada por estagiários da área de Edificações. Com essa iniciativa, o projeto busca garantir o espírito de inovação do grupo com a participação de estudantes, o fortalecimento da equipe e do projeto-empresa, busca e fortalecimento de parcerias e de financiamentos.