Presidência da República recebe móveis restaurados por estudantes do IFB
Seguindo no desafio de conservar e restaurar o mobiliário moderno das instituições oficiais de Brasília, o Núcleo de Pesquisa, Conservação e Restauro de Mobiliário do IFB campus Samambaia, chega a mais um resultado deste esforço. Nas últimas semanas foram realizadas a recuperação física e estética do acervo dos espaços: da Presidência da República, do Palácio do Alvorada e do Palácio do Planalto.
Entre o mobiliário recuperado pelos estudantes, estagiários e professores do IFB, estão móveis do quarto da Presidência da República, como a cama do presidente e, sofás assinados pela designer Ana Maria Niemeyer, dispostos atualmente nas salas principais do Palácio da Alvorada. Os trabalhos desenvolvidos incluíram pesquisas de desenhos e fotografias do período modernistas e estudos de métodos de produção.
Sendo assim A preservação do patrimônio cultural tem importância fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento de um povo. Os bens culturais guardam informações, significados, mensagens, registros da história humana - refletem ideias, crenças, costumes, gosto estético, conhecimento tecnológico, condições sociais, econômicas e políticas de um grupo em determinada época.
Vale um balanço considerando que em seu curto tempo de vida, desde 2015, o Núcleo no IFB, já formou mais de 60 alunos e restauro mais de 80 móveis, patrimônio cultural de Brasília, Brasil no acervo da Presidência da República do Brasil, Palácio do Itamaraty – MRE, Universidade de Brasília, Museu Vivo da Memória Candanga, Museu Histórico de Planaltina.
Redes Sociais