Projeto Máquina Corta-Vidros Sustentável é pauta no programa Cidades Sustentáveis da CBN
A coordenação do curso técnico em Controle Ambiental do IFB apresentou o projeto "Máquina Corta Vidros Sustentável" no programa da CBN - Cidades Sustentáveis, com entrevista dada pela professora Regina Kikushi. Conheça informações sobre mais um projeto do Campus Samambaia.
Atualmente, há pouco reaproveitamento do resíduo vidro e, pensando nisso, o Instituto Federal de Brasília (IFB) desenvolveu o projeto Máquina Corta-Vidros. Frasco de azeite, perecíveis e garrafas de cerveja são transformados em novos objetos. O objetivo do projeto é reaproveitar o vidro para produção de canecas, taças, xícaras, abajur, entre outros, na mesma máquina, de acordo com diferentes tipos de vidros e extensões.
Como em Brasília não há empresas de reciclagem ou derretimento de vidros, o volume de vidro é crescente na cidade – a maioria desses resíduos é transformada apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O IFB pretende contribuir com a destinação adequada do vidro, hoje encontrado misturado no lixo.
Os estudantes do IFB estão envolvidos no projeto desde a projeção para desenvolvimento da máquina até o recolhimento de vidros para a produção de novos objetos. São realizadas oficinas para dar uma destinação adequada ao material.
A máquina desenvolvida pelo IFB foi feita totalmente com resíduos, como paletes, resistência de forno e motor de prata de microondas. Ainda em aperfeiçoamento, a máquina tem estrutura ampla para várias aplicações.
O projeto envolve as áreas de ensino de Controle Ambiental, Produção Moveleira e Edificações, sempre em busca de soluções sustentáveis para a sociedade e para o campus em Samambaia.
Redes Sociais