Página inicial > Samambaia > Semana de Arte, Ciência e Tecnologia reúne alunos dos três turnos no Campus Samambaia

Criado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 09h52 | Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 09h52 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 10h30 | Acessos: 1022

Mais de 250 alunos inscritos na Semana de Arte, Ciência e Tecnologia, edição 2019, do Instituto Federal de Brasília/IFB Campus Samambaia preencheram o auditório e as salas nessa quarta-feira (05), quando ocorreram palestras, oficinas, exposições, debates e apresentações de projetos de pesquisa direcionadas para os discentes dos cursos de Edificações, Controle Ambiental e Produção Moveleira. O evento segue até sexta, 07 de junho.

“O objetivo é integrar as áreas e trazer profissionais de fora para que atualizem os alunos em relação ao que há de novidade em suas áreas de formação”, explicou Cássia Correa, professora do curso de Controle Ambiental do campus. De acordo com a docente, há atividades integradoras, como a feira de projetos de pesquisa do campus e a exibição de curtas-metragens com temas interdisciplinares e outras ações mais específicas.

Além da parte acadêmica, estão programadas também apresentações de música dos alunos do IFB Samambaia todos os dias. A abertura, que ocorreu no dia 05 pela manhã, teve a apresentação dos adolescentes da banda de punk rock Controle Urbano, que encenou a música “Ainda é cedo”, da Legião Urbana.

O professor de Música Gustavo Araújo explica que esse e outros grupos musicais existentes na unidade são frutos das aulas regulares de música e também de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em formação de bandas, ofertado no campus em semestres anteriores. “Teremos uma banda em cada abertura da manhã e algumas no encerramento. Haverá uma apresentação de vários grupos na sexta, à tarde, dentre estes nosso coral e o coral convidado do Campus Ceilândia”, detalhou o docente.

O diretor-geral do IFB Samambaia, Paulo Ribeiro, deu as boas-vindas a todos os participantes na abertura oficial, realizada no auditório, e destacou a importância da presença de todos os alunos para que associem o conteúdo em sala de aula com a sua futura atuação profissional. Logo após seu pronunciamento, o cientista, escritor e coach Renan Gama fez uma palestra motivacional intitulada “Do improvável ao sucesso”. Na oportunidade, ele instigou os discentes a pensar nas seguintes questões: Como ter o futuro que se deseja? Como criar meios para alcançar isso? Como lidar com seus desafios? Você tem poder de decisão?

Entre outras reflexões permeadas por uma história de vida inspiradora, o palestrante ressaltou a importância de cultivar bons hábitos, tais como a leitura, exposição a conteúdos de qualidade, bons pensamentos e sentimentos, tudo isso aliado a metas, planejamento e disciplina para alcançar o que se almeja em termos profissionais e pessoais.

A programação continuou pela manhã com as palestras “Os problemas recorrentes causados pelas chuvas na Asa Norte e UNB: causas e possíveis soluções”, ministrada pelo professor da UNB Sérgio Koide, e “Restauro da edificação e acervo mobiliário do Museu Histórico de Planaltina”, com Lilian Branco, da Superintendência do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura (GDF).