Página inicial > Samambaia > Campus Samambaia vai certificar cinco mil sondadores de solo

Campus Samambaia vai certificar cinco mil sondadores de solo

Criado: Sexta, 15 de Abril de 2011, 16h56 | Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2011, 16h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2359

2011 será de intenso trabalho para o IFB Campus Samambaia. O Curso Técnico em Edificações pretende formar e certificar aproximadamente cinco mil sondadores este ano. Essa foi uma solicitação da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). Segundo a Diretora Geral do Campus, Conceição de Maria Cardoso Costa, as empresas de sondadores, agora deverão ter um selo de qualidade da associação. Para garantir o selo, primeiramente essas empresas deverão ter todos os seus profissionaos certificados.

Para realizar o trabalho, o instituto firmou parceria com a ABMS e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A associação ficará com a função de selecionar os instrutores e fornecer transporte aos alunos, a Setec irá fornecer o material didático, que será elaborado por eles e o IFB ficará responsável pela parte gerencial e de capacitar esses profissionais. Conceição explica que o grande desafio será na parte de educação à distância. “A demanda será de nível nacional, o grande desafio é dar conta de todo esse público por meio da educação à distância. Está sendo discutida uma proposta para que no material seja disponibilizado vídeos informativos, para aqueles que tenham um nível de escolaridade mais baixa”, explica a diretora.

Como o curso ainda está em seu segundo semestre, a prioridade ficou para quem já trabalha na área e precisa dessa certificação. Segundo Conceição, o curso serviria como uma complementação de seu trabalho, onde os alunos levariam para a sala tudo o que eles aprendem na prática, mas que também já é possível encontrar alunos que ainda não tiveram contato com a área, nesse primeiro semestre.