Página inicial > Samambaia > Programação em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico é organizada pelo IFB no Museu Vivo da Memória Candanga

Criado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h45 | Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h45 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 08h24 | Acessos: 678

Na manhã da última sexta-feira (16), cerca de 70 alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Universidade de Brasília (UNB) visitaram as instalações do Museu Vivo da Memória Candanga e participaram de outras atividades organizadas pelo Campus Samambaia, Coletivo Cinema Urbana (UNB) e Museu Vivo da Memória Candanga. A programação foi uma comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto.

Na abertura do evento, houve uma palestra da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Distrito Federal (IPHAN/DF), Ione Maria de Carvalho, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre o patrimônio histórico em Brasília. Cristian Brayner, subsecretário do Patrimônio Cultural, também teve seu momento de fala no evento.

Representando o Patrimônio Humano, Maria do Cerrado em conjunto com Efigênia Fernandes, líder da comunidade Vila Planalto, fizeram uma homenagem ao pajé Zé Ramalho, morador da Vila. Zé Ramalho foi liderança comunitária histórica na Vila Planalto e faleceu em julho deste ano. Pioneiro, ele contribuiu para a construção de Brasília e, como reconhecimento ao trabalho em prol da cidade, teve uma praça batizada em seu nome.

Encerrando a programação, foram exibidas duas curtas-metragens para o público presente, ambas retratando a história, arquitetura e monumentos de Brasília: Brasília Ano 10, dirigida por Geraldo Sobral Rocha, e O Homem que não cabia em Brasília, dirigida por Gustavo Menezes, além de um vídeo rápido sobre Zé Ramalho. Uma galinhada preparada por Maria do Cerrado foi servida como almoço ao final da manhã.

Parceria

O IFB é parceiro do Museu Vivo desde 2015 e, segundo o professor Frederico Hudson, do Núcleo de Restauro de Mobiliário Moderno e responsável pela organização do evento, o trabalho de restauro do mobiliário da instituição está sendo realizado por alunos do curso técnico de Design de Móveis e de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Restauro de Móveis.

Para este semestre, está programado o restauro do Acervo do Brasília Palace Hotel (pertencente ao Museu Vivo) e do Palácio do Itamaraty, feito por 30 alunos do campus. A ação tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão do IFB e do IPHAN/DF.