Página inicial > Samambaia > Estudantes do IFB vão transformar área pública do SCS em uma sala de cinema

Estudantes do IFB vão transformar área pública do SCS em uma sala de cinema

Criado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 15h51 | Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 15h51 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 16h47 | Acessos: 1051

Para os parceiros do Instituto Federal de Brasíila (IFB) no projeto há múltiplas perspectivas. De um lado, no campo de visão do MOB, está a transformação de mobiliários urbanos em arte; na perspectiva do "Cinema Urbana" está o diálogo entre cinema e arquitetura; e para os pesquisadores envolvidos há um viés de experiência profissional diante de um processo emergente de economia criativa. E desse encontro surgiu a ideia de criar em uma área de grande circulação, no miolo do Setor Comercial Sul, uma sala de cinema para exibição gratuita de filmes da Mostra de Arquitetura de Cinema de Brasília.

Nesta edição, que acontece do dia 8 a 12 de outubro, o Cinema Urbana ocupa o Corredor Central da Quadra 04 com mobiliário e deixa como legado, emoldurada no paredão do espaço, uma tela de cinema que poderá ser utilizada em outros eventos e projetos. O professor Frederico Hudson, responsável pelas atividades no IFB,  conta que oficinas têm sido realizadas para a produção dos móveis e que espera surpreender o público com o resultado.

Para que isso aconteça, Liz Sandoval, diretora artística da Mostra Cinema Urbana e também arquiteta, é a responsável por ministrar o workshop de construção de mobiliário urbano no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Samambaia, durante esta primeira semana de outubro. Os participantes do curso são os estudantes do curso de Produção de Móveis, que estarão nas atividades de montagem do cinema ao ar livre no Setor Comercial Sul pela segunda vez.

A proposta teve origem na primeira edição da Mostra, em 2018, quando foram desenhadas cadeiras ergonômicas para a escadaria em frente à CAL/UnB, também no Setor Comercial Sul, com o igual objetivo de transformar a rua em um cinema ao ar livre. O Setor Comercial Sul, apesar de sua degradação, “é hoje um lugar que atrai eventos e ocupações culturais de diferentes tamanhos que vêm ampliando a dinâmica econômica e social”, ressalta Liz.

Confira a programação completa dos filmes aqui.