Página inicial > Samambaia > Desenvolvimento e sustentabilidade, debates agitam semana em Samambaia

Desenvolvimento e sustentabilidade, debates agitam semana em Samambaia

Criado: Sexta, 10 de Junho de 2011, 17h01 | Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2011, 16h57 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2298

Exposição fotográfica do Campus SamambaiaA semana do Meio Ambiente IFB – Campus Samambaia segue em grande ritmo. Foram muitos os temas tratados no Campus, conhecido pelo seu trabalho voltado à sustentabilidade. Para estrear o evento, o primeiro dia tratou do tema Uso Sustentável dos Recursos Naturais.

Segundo a professora e bióloga, Adriana Cristina Marinha Fernandes, a ideia foi partir dos impactos do homem e da preservação da natureza. “Exibimos o curta, Carta de 2070, que fala como seria a vida na terra sem água. De acordo com a ONU, até 2025 o planeta irá ter 70% de suas terras desertificadas. No Brasil já temos 15 mil metros quadrados. Isso já é algo que a gente vive e não percebe”.

Terça-feira foi o dia da produção de resíduos. A grande pergunta da noite foi: para onde vai todo o lixo que produzimos? “Muitos pensam que é só botar para fora de casa e acabou o problema”,  explica Adriana.  Foi exibido aos alunos o filme Wall – E, que retrata a terra inabitável pelos seres humanos devido às grandes montanhas de entulhos.

De acordo com a professora, foi discutida com os estudantes a questão do lixão da Estrutural,  cujas  montanhas já chegam a 25 metros. “Hoje no DF 60% do lixo vem de construção civil. A ideia é que os alunos vejam os impactos causados na área profissional de cada um”, relata.

Continuando o tema, no terceiro dia foi debatido entre alunos e professores “O que é o lixo, afinal?” Os estudantes puderam assistir ao filme Lixo Extraordinário, que retrata a vida de quem trabalha na área. O autor, Vik Muniz, além do filme, fotografou o cotidiano dessas pessoas, trabalho que foi para a exposição do Campus.

Na última quinta-feira foi avaliada a relação do homem com o meio ambiente. Para o assunto foi escolhido o filme Avatar, que fala da briga pela preservação do meio ambiente. Também ficou em exposição a mostra fotográfica O Cerrado é Nosso.

“Hoje o cerrado é um dos biomas mais devastados, até mais que a floresta Amazônica, devido às produções agrícolas, como, por exemplo, a produção de soja”, explica Adriana. Nesta sexta-feira, que encerra a semana, haverá um ciclo de palestras sobre o que os alunos aprenderam e avaliaram.

Os estudantes do Curso Técnico de Reciclagem, Jesus de Nazareno, 21, e Welton Cândido, 30, que estavam ajudando nos preparativos para o evento da quinta feira, esperam que essa ação promovida pelo Campus crie uma maior consciência nas pessoas. “Para nós é de extrema importância o evento, para que as pessoas se sensibilizem, criem uma consciência sustentável. Com tudo o que está acontecendo no mundo, pelo menos uma vez no ano nós celebramos o meio ambiente”.
(Daniel Barros, estagiário do convênio IFB-IESB)