Página inicial > Samambaia > Pesquisadores do IFB produzem equipamentos de proteção para profissionais da saúde

Criado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 12h12 | Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 13h58 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 14h00 | Acessos: 1126

“Cuidar de quem está cuidando de cada um de nós na luta contra a Covid-19”. Este foi o apelo que reuniu profissionais do Instituto Federal de Brasília (IFB) para trabalhar na produção de equipamentos de proteção individual voltados para os profissionais de saúde. O projeto envolve a produção de caixas de acrílico ou células protetoras para exames nos pacientes, chamadas de "Covid 18 Box" e máscaras de acrílico específicas, originalmente conhecidas como “face shield”, ambas em produção no Campus Samambaia.

A produção da "Covid 18 Box" tem a finalidade de proteger, por meio de isolamento, o médico ou demais profissionais e, assim, diminuir a possibilidade de contágio dos profissionais de saúde. Como medida emergencial, o paciente é colocado dentro do box e os médicos apenas manipulam e examinam pelos círculos onde passam os braços.

Já foram desenvolvidos dois protótipos diferentes para essas caixas, que são feitas em acrílico a 5 mm de espessura e têm as peças cortadas a laser, com o uso das máquinas CNC (Computer Numeric Control). O tempo médio de produção de cada box leva até três horas, e é possível fazer de três a cinco caixas por dia, dependendo do apoio de voluntários.

O professor Frederico Souza, que está em contato com a rede de profissionais médicos dos Hospitais Regionais da Asa Norte e de Samambaia, conta que a ideia é ampliar a produção e fazer a entrega desses equipamentos a esses hospitais. “Por ainda ser um protótipo, o uso é experimental, mas de qualquer forma já há conhecimento de uso em outros países desse tipo de box. Estamos trabalhando sob orientação e recomendação da equipe médica dos hospitais referências na cidade”, explica o professor.

Já a produção das “Face Shield”, máscaras de acrílico estão em fase de aprimoramento. “Fizemos um protótipo e estamos trabalhando em uma proposta mais confortável e durável. Também estamos alternando no uso de impressoras para reduzir o tempo de produção”, conta o pesquisador.

Para ampliação da produção da “Covid 19 Box”  e das “Face Shield”, os professores buscam parcerias com empresas que trabalham com o material acrílico, tanto  para a doação de insumos quanto na ajuda para a montagem dos equipamentos.

A equipe  do Instituto Federal de Brasília envolvida no projeto de desenvolvimento e fabricação de EPIs (equipamentos de proteção individual) para o setor de Saúde – Célula de Proteção Covid-19 – Box e máscaras de acrílicos (face shield) conta com o professor Carlos Petrônio, da  área de Edificações – projeto e modelagem em computador; Paula Dornelles, da área de Móveis – operação da cortadora a laser e gestão da produção; e Frederico Souza, da área de Móveis – operação da cortadora a laser e fabricação do gabarito em compensado.