IFB e Economia Criativa realizam exposição de Design de Mobiliário da Capital
Jorge Zalzupin, Michel Arnoult, Samuel Lamas, Sérgio Rodrigues, Raquel Chaves, entre outros designers brasileiros poderão ser visitados no Museu Nacional da República, a partir do dia 13 de novembro, na exposição Mobiliário Moderno e Contemporâneo: Dois Momentos do Design de Móveis da Capital. Serão mais de 20 peças e móveis modernos das décadas de 60 a 70 e de design contemporâneo do período de 2000 restaurados pelos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
“É uma alegria receber a exposição de peças de mobiliário moderno e contemporâneo no Museu. A Secretaria se beneficiou da generosidade do Núcleo de Pesquisa, Conservação e Restauro de Mobiliário Moderno do Instituto Federal de Brasília, que restaurou as peças de design moderno expostas, sob a coordenação dos curadores Fernanda Torres e Frederico Hudson, aos quais somos gratos”, declara Sara Seilert, diretora interina do Museu Nacional da República.
Entre algumas das peças dos anos 60 e 70, estão: mesa de gabinete, de Jorge Zalzupin; cadeira Kiko, de Sergio Rodrigues; poltrona Ouro Preto, Michel Arnoult; poltronas originais do auditório do Cine Brasília, Sérgio Rodrigues e peças do Hotel Brasília Palace. Este mobiliário apresenta a época da inauguração de Brasília - foram produzidos objetos que constituem um importante patrimônio histórico-cultural nacional. O design desse período tem como característica marcante a referência a elementos da cultura brasileira, além do uso de matérias-primas nacionais: madeira, fibras naturais e tecidos locais são predominantes.
Já o mobiliário contemporâneo – dos anos 2000 – apresenta peças, como a mesa Buritis, de Dimitri Lociks; cadeira Athos, de Danilo Vale; banco da linha Baru, de Wilson Romão; mesa Quinta, de Raquel Chaves; banco Alvorada (foto), de Aciole Felix; cabideiro Pali Palan, de Gustavo Gall; entre outras de acervo particular e da Associação de Designers de Produto do Distrito Federal. Nesse período, Brasília explode com uma nova geração oriunda da Universidade de Brasília (UnB) – dos departamentos de Design ou Arquitetura, que passam também a explorar tipologias diversas e contemporâneas.
A realização do restauro dos mobiliários é resultado do trabalho de estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), dentro da Oficina Escola de Restauro. Os estudantes também participam da exposição com uma peça contemporânea – a mesa Tear, assinada pelos designers Carla Sanches, Laura Catarina e Wanderson Ferreira. A Escola de Restauro do IFB é uma iniciativa que faz parte de pesquisa e prática dos cursos técnicos para capacitar profissionais na elaboração de projetos e intervenções, utilizando técnicas variadas de conservação e restauro.
A curadoria da exposição é dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB), Dra. Fernanda Freitas e Dr. Fred Hudson, coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Conservação e Restauro de Mobiliário /IFB Campus Samambaia.
Agenda
Exposição Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital
Horário de visitação: Sextas, sábados e domingos, das 10h às 16h – horário reduzido em atendimento ao protocolo de segurança para enfrentamento da pandemia, conforme Portaria SECEC-DF nº 179 de 16 de setembro de 2020 (o horário de visitação poderá sofrer alteração)
13 de novembro a fevereiro de 2021
Sextas, sábados e domingo, das 10h às 16h
Galeria Acervo, Museu Nacional da República – Setor Cultural Sul, Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Brasília/DF
Entrada gratuita
Redes Sociais