Página inicial > Samambaia > Docentes do Campus Samambaia do IFB têm publicações veiculadas em periódicos nacionais

Criado: Quinta, 03 de Novembro de 2011, 14h41 | Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2011, 14h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2454

Os docentes do Campus Samambaia do IFB, Andreia Maria da Silva França e Luciano de Andrade Gomes, tiveram trabalhos publicados em periódicos nacionais da área ambiental. Andreia França emplacou um paper (uma modalidade de trabalho acadêmico) na Revista Sociedade & Natureza. Já o professor Luciano Gomes teve publicado seu trabalho na Revista Brasileira de Recursos Hídricos.

Andreia Maria da Silva França – Revista Sociedade & Natureza

O paper, fruto da tese de doutorado em Geologia realizado na Universidade de Brasília – UnB, trata sobre áreas úmidas as quais são cientificamente reconhecidas por seus diversos valores funcionais, mas que, apesar da importância ecológica que representam, são escassos os estudos e conjuntos de dados existentes que incluam informações a respeito da sua localização e extensão. O objetivo do trabalho foi discriminar e quantificar áreas de Campo Limpo Úmido (CLU) no Distrito Federal por meio de fusão de imagens multiespectrais – Landsat5/TM e CBERS2B/HRC. Os resultados mostraram que houve melhora na identificação das áreas de CLU na medida em que permitiu um aumento na discriminação dos alvos, já que integrou a maior resolução espacial da banda pancromática à maior resolução espectral das demais bandas. O mapa de distribuição das áreas de CLU, localizadas essencialmente em unidades de conservação, indicou um total de aproximadamente 846,61 ha.

Luciano de Andrade Gomes (juntamente com professores da Universidade do Ceará) - Revista Brasileira de Recursos Hídricos

A pesquisa foi realizada no município de Crato, localizado no Cariri cearense, o qual é abastecido por meio de nascentes perenes e de poços tubulares profundos. Conforme as queixas da população, as águas captadas em alguns poços profundos do referido município apresentavam precipitados de coloração avermelhada e negra. Assim, o propósito da pesquisa foi estudar a composição química desses precipitados, por meio de medidas de Fluorescência de Raios X e de análises físico - químicas das águas dos poços estudados. As medidas de fluorescência de raios X indicaram a predominância de óxidos de manganês e de ferro para os precipitados negros e avermelhados, respectivamente. A formação desses precipitados foi associada às reações de oxirredução de íons Fe2+ e Mn2+ presentes nas águas provenientes da dissolução de rochas ricas nesses elementos. Os agentes oxidantes envolvidos nessas reações foram o oxigênio e o cloro, e os redutores, a matéria orgânica proveniente da camada geológica “Unidade Fundão”, composta de folhelhos às vezes betuminosos.