Página inicial > Samambaia > Atenção, estudantes dos cursos superiores do IFB Campus Samambaia. Participem da autoavaliação institucional

Criado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 08h22 | Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 08h22 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 09h43 | Acessos: 468

Entre os dias 25 de junho e 5 de julho, estudantes e servidores dos cursos de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnologia em Design de Produto do IFB Campus Samambaia passarão por um processo de autoavaliação institucional.

A pesquisa será realizada virtualmente por meio de formulário eletrônico. O link será encaminhado via e-mail para os servidores e estudantes dos cursos em questão.

A avaliação é organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A comissão pede a participação da comunidade, respondendo com atenção e seriedade. O questionário é simples e pode trazer impactos profundos no processo de melhoria contínua do IFB.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação é responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino. A autoavaliação institucional é um importante instrumento para melhorar a qualidade da instituição, especialmente dos cursos superiores.

A CPA é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, como representantes dos setores administrativos, docentes, discentes e da sociedade civil organizada. A exigência de uma comissão avaliadora nas Instituições de Ensino Superior (IES) surgiu com a Lei Federal nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Os resultados obtidos com as avaliações aplicadas pela CPA são sintetizados em forma de relatórios e garantem o credenciamento ou o recredenciamento das IES. Além disso, é um dos principais critérios para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento de cursos de graduação e pós-graduação exigidos pelo Ministério da Educação – MEC.