Página inicial > Samambaia > Estudantes do IFB projetam mobiliário para cinema ao ar livre no CCBB

Estudantes do IFB projetam mobiliário para cinema ao ar livre no CCBB

Criado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 17h26 | Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 17h26 | Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 08h30 | Acessos: 1102

Em mais uma parceria, os estudantes do o curso superior de Tecnologia em Design do Instituto Federal de Brasília IFB Campus Samambaia desenvolveram nos últimos dias todo o mobiliário para o cinema que será montado no gramado do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O público será recebido na programação ao ar livre nos dias 20, 21 e 22 de agosto e, toda essa estrutura será montada no CCBB nesta quinta-feira, dia 19 de agosto.

A proposta é transformar a experiência de cinema a céu aberto ainda mais agradável e sustentável. O mobiliário que está sendo produzido ficará ao ar livre e, é composto basicamente de banquinhos, chamamos de módulos, onde o público poderá sentar, apoiar sua pipoca e desfrutar o evento com conforto. São seis estudantes de Tecnologia em  Design de Produtos do IFB  Campus Samambaia envolvidos na produção do cinema, sob a orientação do professor Frederico Hudson.

"A ideia é dar continuidade a uma parceria que já vem desde 2018 com o coletivo Cinema Urbana. Como professor do IFB, é costume realizar uma atividade de extensão que integre diversas turmas de ensino, como as do ensino médio, dos cursos técnicos e agora, os alunos do superior de Design de Produtos. Então, nossa responsabilidade é de criar e projetar o mobiliário para ocupação de espaços públicos e, já foram realizadas duas edições anteriores em espaços abertos como o Setor Comercial Sul e, o próprio CCBB", conta o professor.

Empresa Júnior do IFB à frente da execução

Outra novidade sobre a operacionalização do projeto, é que nesta edição foi contratada a recém aberta empresa júnior Tabê de estudantes do IFB - ou seja, a ideia também visa proporcionar experiências reais a essa turma, que  com os prejuízos do distanciamento na pandemia estava carente de atividades práticas.

O estudante Alexandre Rosendo de Souza, do curso de Design do IFB e, responsável pela empresa júnior Tabe que está a frente da execução do projeto conta como está sendo a experiência de montar o espaço para o cinema ao ar livre no CCBB. " Estamos desenvolvendo a cenografia dessa parte do evento, para que de modo simples transmitir a essência do tema deste ano "Aprendendo com as cidades". Para termos uma coerência visual, vamos utilizar placas madeirites também na coloração rosa fixadas em andaimes de diferentes tamanhos, montando uma estrutura para guiar o público", explica animado.

Detalhes do Cinema ao ar livre

A estrutura de montagem é feita com base em módulos de madeirite tendo como referencial experiências anteriores do coletivo "Cinema Urbana". Como  base para um novo protótipo foram realizados alguns testes iniciais e pequenos esboços com modelagem 3D para essa nova versão do mobiliário para o cinema ao ar livre. Então, por fim, foram desenvolvidos módulos feitos de madeirite com 13 milímetros de espessura e, com coloração rosa em sua base. Também foram utilizados caibros de madeira pinus de 5x5mm de diâmetro também na base a fim de dar mais suporte à estrutura. No trabalho de marcenaria foi fabricado um protótipo de MDF, para observar se as medidas realmente funcionariam e realizar ajustes e alterações necessárias.

Depois dos cortes foi possível iniciar  a primeira etapa de montagem partindo dos módulos maiores, onde foram fixadas a base ao tampo por meio de cola e parafusagem. A segunda etapa incluiu a montagem dos módulos menores e, de forma simultânea a pintura com spray com stencil,confeccionado na cortadora a laser do IFB Campus Samambaia.

No total são 30 módulos com duas peças cada. Onde o maior, de 1,10x1,10m de comprimento, ficará  no gramado para servir de assento. Acima deste ficará montado também o módulo  menor, de 55x70cm, que possui a tipografia com a logo do evento, colorida com spray na cor preta e, que também servirá como apoio para os lanches, como a pipoca e o refrigerante, por exemplo.

3ª Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura/ Cinema Urbana em parceria com o IFB
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Data: 17 de agosto a 05 de setembro (on-line e presencial)
Os ingressos poderão ser retirados no CCBB ou no site https://www.eventim.com.br/city/brasilia-1142/venue/centro-cultural-banco-do-brasil-brasilia-23831/