Página inicial > Samambaia > Alunos de Controle Ambiental do Campus Samambaia visitam Estação de Águas Emendadas

Criado: Quarta, 14 de Dezembro de 2011, 13h08 | Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2011, 13h08 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2671

Um grupo de 35 alunos do curso técnico em Controle Ambiental do Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou visita técnica, na última segunda-feira, 12, à Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESEC-AE). A visita interdisciplinar fez parte do programa dos componentes curriculares de Educação Ambiental, Legislação Ambiental e Geoprocessamento. Os alunos foram acompanhados pelas professoras do campus, Adriana Marinho, Andrea Moreira e Mariana Benchimol.

Pela manhã, o grupo foi recebido pelas Educadoras Ambientais da ESEC-AE. Na ocasião, foi feito um círculo entre os participantes, denominado roda de automassagem, em que os alunos puderam vivenciar um contato direto e harmonioso uns com os outros e com o meio ambiente. Logo após, as educadoras fizeram uma explanação sobre a Estação Ecológica, contando a história de criação da unidade. Na palestra, elas também falaram sobre as paisagens preservadas no local e os problemas de impacto no entorno da Unidade de Conservação.

Ao final da visita, os estudantes andaram por toda a reserva observando os ambientes terrestres e aquáticos da paisagem de Cerrado, visitaram áreas realmente preservadas e aprenderam a se localizar utilizando o GPS.

Águas Emendadas

A Estação é uma unidade de conservação situada no nordeste do Distrito Federal e abriga uma vereda de aproximadamente 6 km de extensão de onde vertem águas que correm para o norte, contribuindo para formação da bacia Araguaia Tocantins, e ao sul, da bacia do Prata.

Clique aqui e saiba mais sobre a ESEC-AE.