Página inicial > Samambaia > Estudantes de Design do IFB realizam visita técnica ao MAB

Estudantes de Design do IFB realizam visita técnica ao MAB

Criado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 07h51 | Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 07h51 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 07h51 | Acessos: 590

Estudantes do curso superior de Design do IFB Campus Samambaia visitaram, na tarde do dia 28 de outubro, o Museu de Artes de Brasília (MAB) da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do GDF. Ao todo foram quinze alunos e alunas acompanhados pelo professor Fred Hudson e a professora Fernanda Torres a realizar uma visita guiada pela equipe receptiva do espaço. Essa ação faz parte de um programa educativo que o IFB vem realizando em parceria com o MAB, que está com suas atividades abertas, e as parcerias com o IFB têm se consolidado por meio de exposições e projetos de extensão. Nessa ocasião foi feita uma visita à exposição Arte Urbana no Irã” com curadoria do professor Fred Hudson e Marcelo Jorge, Gerente do MAB, em parceria com a Embaixada da República Islâmica do Irã (https://brazil.mfa.gov.ir/pt).

A novidade é que os alunos estão sendo desafiados a fazer uma minuta para o Plano Museológico do MAB como estudo de uma das disciplinas do curso  documento fundamental para o funcionamento de espaços culturais dessa natureza. Além disso, está prevista a exposição do Restauro – Núcleo de Pesquisa em Mobiliário do Instituto, já no mês de novembro, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP/DF).

Durante a visita, um grupo de estudantes também foi com o objetivo de estudar o ambiente físico onde será produzida a montagem e os recursos físicos disponíveis.

"É muito importante acompanhar os alunos a esse tipo de visita, considerando que a Oficina Escola de Restauro do IFB vai estar presente em trabalhos futuros com o MAB, um museu contemporâneo de destaque em Brasília. No mais, para a profissionalização dos estudantes é fundamental esse tipo de experiência", afirma o professor Fred Hudson, do IFB Campus Samambaia.