Página inicial > Samambaia > Docente do Campus Samambaia defende Tese de Doutorado em Geotecnia

Docente do Campus Samambaia defende Tese de Doutorado em Geotecnia

Criado: Segunda, 05 de Março de 2012, 13h25 | Publicado: Segunda, 05 de Março de 2012, 13h25 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2147

A docente do Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB), Joseleide Pereira da Silva, defendeu, no último dia 17 de fevereiro, a sua Tese de Doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB). O trabalho teve o título “Estruturas de infiltração com utilização de materiais alternativos no controle de alagamento e inundações e prevenção de processos erosivos”.

O objetivo geral da pesquisa foi verificar a infiltrabilidade dos solos tropicais e os seus reflexos no comportamento mecânico do solo por meio da construção de estruturas de infiltração utilizando material alternativo comparativamente ao uso de materiais convencionais. Foram levadas em consideração as especificidades pluviométricas, de clima e de solo de uma área localizada na cidade de Brasília no Distrito Federal, onde foram implantados os dispositivos de infiltração na forma de trincheiras de infiltração, o Campo Experimental do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília.

Em termos específicos esta pesquisa teve por objetivo estudar o solo da área determinada averiguando como a infiltração nele se processava diante de situações iniciais distintas quanto à umidade do solo e por consequência, sucção. Objetivou-se ainda estudar se a configuração e/ou estado das garrafas PET intervinham no processo de infiltração e na deformabilidade dos arranjos.

O estudo pode contar com o monitoramento de uma estação metereológica situada na área de estudo e pertencente ao departamento de engenharia elétrica da Universidade de Brasília.