Página inicial > Samambaia > Poltronas do Cine Brasília são destaque em nova exposição do IFB

Poltronas do Cine Brasília são destaque em nova exposição do IFB

Criado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 11h13 | Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 11h13 | Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2022, 14h29 | Acessos: 795

Duas poltronas originais do auditório do Cine Brasília, de 1970, projetadas por Sergio Rodrigues, são algumas das peças expostas no Museu de Arte de Brasília, durante todo o mês de julho, sob a curadoria dos professores Fred Hudson e Fernanda Torres do Instituto Federal de Brasília (IFB). O público vai poder percorrer uma linha do tempo de móveis restaurados e assinados por designers modernistas, como Sérgio Rodrigues, e contemporâneos, como Dimitri Lociks. Há peças da inauguração da capital e curiosidades que contam a história da arquitetura da cidade. Este mobiliário constitui um importante patrimônio histórico-cultural nacional e o trabalho de restauro foi realizado por estudantes do IFB Campus Samambaia, sob a supervisão do Núcleo de Pesquisa em Mobiliário do IFB.

"Essa exposição está dividida em basicamente dois níveis, assim é o mobiliário moderno de Brasília. A primeira compreende a década de 50, 60 e 70 e o segunda apresenta o mobiliário contemporâneo a partir da década de 90, com a nova geração criadora da cidade", explica o professor do IFB,  Fred Hudson, responsável pela curadoria.

Algumas das peças estão sendo apresentadas pela primeira vez e fazem uso de matérias-primas nacionais, como madeira, fibras naturais e tecidos locais predominantes. Entre as quais a Adega Cacho, o móvel ganhou a mais alta premiação de design do planeta IF awards, de Dimitri Locicks; a cadeira Athos de Danilo Vale, tendo como referência a iconografia arquitetônica da cidade; a mesa Murici que tem como inspiração o cerrado, de Marcelo Bilac; a mesa Buritis que representa a palmeira símbolo da região e suas águas, de Dimitri Locicks; e o cabideiro Pali Palan, de Gustavo Gal, com o símbolo da flor marcante do cerrado.

Destaques do inventário:

1. Mesa Murici: O cerrado como fonte de inspiração remete ao renascimento anual da vegetação após a estiagem, de Marcelo Bilac;

2.  Mesa Buritis: A mesa representa a palmeira símbolo da região e suas águas, de Dimitri Locicks;

3. Cabideiro Pali Palan com o símbolo da flor marcante do cerrado, de Gustavo Gall;

4. Cadeira Brasília, de Rodrigo Scheel;

5. Cadeira Athos, de Danilo Vale;

6. Adega Cacho, o móvel ganhou a mais alta premiação de design do planeta IF awards, de Dimitri Locicks;

7. Poltronas Cine Brasília, de Sérgio Rodrigues.

Exposição no MAB

Museu de Arte de Brasília (MAB)

Aberto para visitação. Todos os dias, exceto terça, das 10h às 19h.

Durante todo o mês de julho/2022

Crédito para fotos: André Zimmerer.