Poltronas do Cine Brasília são destaque em nova exposição do IFB
Duas poltronas originais do auditório do Cine Brasília, de 1970, projetadas por Sergio Rodrigues, são algumas das peças expostas no Museu de Arte de Brasília, durante todo o mês de julho, sob a curadoria dos professores Fred Hudson e Fernanda Torres do Instituto Federal de Brasília (IFB). O público vai poder percorrer uma linha do tempo de móveis restaurados e assinados por designers modernistas, como Sérgio Rodrigues, e contemporâneos, como Dimitri Lociks. Há peças da inauguração da capital e curiosidades que contam a história da arquitetura da cidade. Este mobiliário constitui um importante patrimônio histórico-cultural nacional e o trabalho de restauro foi realizado por estudantes do IFB Campus Samambaia, sob a supervisão do Núcleo de Pesquisa em Mobiliário do IFB.
"Essa exposição está dividida em basicamente dois níveis, assim é o mobiliário moderno de Brasília. A primeira compreende a década de 50, 60 e 70 e o segunda apresenta o mobiliário contemporâneo a partir da década de 90, com a nova geração criadora da cidade", explica o professor do IFB, Fred Hudson, responsável pela curadoria.
Algumas das peças estão sendo apresentadas pela primeira vez e fazem uso de matérias-primas nacionais, como madeira, fibras naturais e tecidos locais predominantes. Entre as quais a Adega Cacho, o móvel ganhou a mais alta premiação de design do planeta IF awards, de Dimitri Locicks; a cadeira Athos de Danilo Vale, tendo como referência a iconografia arquitetônica da cidade; a mesa Murici que tem como inspiração o cerrado, de Marcelo Bilac; a mesa Buritis que representa a palmeira símbolo da região e suas águas, de Dimitri Locicks; e o cabideiro Pali Palan, de Gustavo Gal, com o símbolo da flor marcante do cerrado.
Destaques do inventário:
1. Mesa Murici: O cerrado como fonte de inspiração remete ao renascimento anual da vegetação após a estiagem, de Marcelo Bilac;
2. Mesa Buritis: A mesa representa a palmeira símbolo da região e suas águas, de Dimitri Locicks;
3. Cabideiro Pali Palan com o símbolo da flor marcante do cerrado, de Gustavo Gall;
4. Cadeira Brasília, de Rodrigo Scheel;
5. Cadeira Athos, de Danilo Vale;
6. Adega Cacho, o móvel ganhou a mais alta premiação de design do planeta IF awards, de Dimitri Locicks;
7. Poltronas Cine Brasília, de Sérgio Rodrigues.
Exposição no MAB
Museu de Arte de Brasília (MAB)
Aberto para visitação. Todos os dias, exceto terça, das 10h às 19h.
Durante todo o mês de julho/2022
Crédito para fotos: André Zimmerer.
Redes Sociais