Página inicial > Samambaia > Estudantes do IFB lançam coleção de design para acessórios pessoais com plástico reciclado

Criado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 10h58 | Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 11h32 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 11h32 | Acessos: 1074

Estudantes do curso Tecnologia em Design de Produtos do IFB Campus Samambaia lançaram, no dia 10 de agosto, uma coleção de acessórios pessoais fabricados por eles intitulada “Oceano e Floresta”. A apresentação aconteceu na turma dos alunos do 4º semestre e foi realizada durante Seminário para o projeto final da disciplina "Materiais e Processos de Fabricação III", ministrada pelos professores Frederico de Souza e Paula Dornelles.

O projeto completo desenvolvido pelos estudantes trata da concepção da ideia, o design e a fabricação de brincos, pingentes para colares, prendedores para cabelo e outros objetos de adorno pessoal utilizando o plástico reciclado PEAD (polietileno de alta densidade). Foram utilizadas embalagens de produtos de limpeza e de higiene pessoal, como desinfetantes, shampoos e cremes de cabelo, que, após alguns processos, se transformaram em belíssimas bijuterias.

Toda a fabricação foi realizada nos laboratórios do IFB Campus Samambaia. As embalagens foram picotadas com tesouras e depois trituradas em um moinho. Depois, os alunos fizeram a composição da cor do produto final, adicionando o pó do plástico triturado em cores específicas, como o azul, branco e o verde. As partículas foram aquecidas e prensadas para formar uma chapa de plástico que, ao final, foi cortada em formas orgânicas que lembram gotas de água, círculos ou outros formatos geométricos. Todo o processo de fabricação das “joias” foi realizado à mão pelos próprios alunos.

"Além de ter um conceito de sustentabilidade pela reciclagem do plástico de embalagens que iriam para o lixo e aterros sanitários, a coleção de produtos apresentada pelos alunos resgatou os conceitos de natureza dos oceanos e florestas. As peças também podem ser facilmente fabricadas em cooperativas de catadores e/ou comercializadas para a geração de renda", explicou animado o professor Frederico de Souza, professor responsável pela atividade.