Podcast do IFB fala sobre vida e obra dos artistas da construção
O podcast do IFB “Penso, logo edifico” traz em seu primeiro episódio a vida e história dos alunos do módulo 1 do Curso Técnico em Edificações na modalidade Proeja (Educação de Jovens e Adultos), ofertado pelo Campus Samambaia.
O episódio conta a história de alunos como o Douglas (26), que parou de estudar muito cedo por motivos pessoais e voltou aos estudos após um colega indicar uma oportunidade no Curso Técnico em Edificações no IFB, que é uma área de interesse dele.
Traz também a história da Maria Gabriela (20), que interrompeu os estudos no início da pandemia de Covid-19 e agora, com o apoio do pai, se inscreveu no curso Proeja, e a do Florisvaldo (55), que começou a trabalhar muito cedo para ajudar a família e precisou parar de estudar, mas viu no IFB uma oportunidade de voltar por meio do Proeja. Atualmente, ele trabalha no próprio campus como auxiliar de manutenção.
São relatos de pessoas que, independentemente da fase da vida em que se encontram ou da formação que tiveram antes, querem se profissionalizar e adquirir conhecimento. Como a Raniere Garcia (31) que, após 9 anos atuando como técnica em Enfermagem, decidiu abraçar a oportunidade de cursar Edificações e, talvez, trocar de profissão.
Há também quem já trabalhe na área e está procurando se especializar. Como o Gilberto (55) e o Samuel Dias (39), que encontraram no Proeja uma possibilidade de conciliar os estudos com o trabalho e adquirir capacitação para complementar a experiência que já tem.
Alunas como a Nicole, que aos 14 anos parou de estudar porque engravidou, se assemelham a de Josivane (41), que parou de estudar aos 15, pelo mesmo motivo, e agora voltou aos estudos porque o seu próprio filho a inscreveu no curso.
O podcast do IFB “Penso, logo edifico” faz parte de um projeto-piloto desenvolvido pelos professores do IFB Márcio Castro e Aurélio Marques juntamente com alunos da turma do Curso Técnico em Edificações — Modalidade Proeja.
Entre as atribuições profissionais do técnico em Edificações está conduzir, dirigir e executar projetos de edificações conforme as normas técnicas de segurança e de acordo com as legislações específicas. O técnico orienta e coordena a execução dos serviços de manutenção dos equipamentos em instalações utilizadas nas edificações.
Para o futuro, o desejo de cada um é profissionalizar-se e adquirir conhecimento técnico e teórico, especializar-se e aprender uma nova profissão, conseguir um emprego melhor ou até mesmo abrir o próprio negócio. Tudo é possível! O Flávio (48) afirma que para estudar não tem tempo, não tem local ou idade — só basta ter boa vontade.
Ouça aqui o Podcast do IFB “Penso, logo edifico”.
Redes Sociais