Página inicial > Samambaia > Campus Samambaia reúne com Sindimam e Sebrae para aproximação institucional

Campus Samambaia reúne com Sindimam e Sebrae para aproximação institucional

Criado: Terça, 17 de Abril de 2012, 10h14 | Publicado: Terça, 17 de Abril de 2012, 10h14 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2544

O Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) se reuniu com empresários e funcionários das empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam), na última quinta-feira, 12 de abril, em um café da manhã institucional. Esse foi o primeiro encontro para intensificar a capacitação profissional do segmento moveleiro do DF. A parceria foi firmada entre o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF, o IFB e o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Distrito Federal (SEBRAE-DF).

O corpo docente do IFB apresentou a estrutura de ensino do Instituto e interagiu com os profissionais presentes para conhecer e aplicar qualificações que realmente atendam às reais necessidades do setor moveleiro de Brasília. “Hoje, o IFB oferece o Curso de Técnico em Móveis, que compõe quatro módulos de conhecimento: gestão da indústria moveleira; design de móveis; produção e técnicas do mobiliário; e manutenção e acabamento de mobiliário. Em 2013 abriremos turmas de nível superior – Tecnólogo em produção de móveis, e, em 2014 ou 2015 ofertaremos turmas de pós-graduação com foco no setor moveleiro”, explica o professor do curso, Ricardo Faustino Teles.

Por sugestão do Thiago Cunha Soares, consultor do Sebrae-DF, a parceria integrará também dois cursos de curta duração para atender a demanda emergencial do setor moveleiro atualmente, agregando assim, as ações do Projeto de Madeira e Móveis 2012, Higiene e segurança no trabalho e Formação de preço. A expectativa é montar turmas no segundo semestre deste ano.

A vantagem da parceria é a reserva de 50% das vagas oferecidas pelo IFB para as empresas filiadas. “Precisamos direcionar a qualificação profissional para quem realmente deseja aplicar o aprendizado no mercado de trabalho, para melhorar a qualidade dos profissionais da indústria moveleira”, afirma o Presidente do Sindimam, José Maria de Jesus.

O desenhista técnico e orçamentista da empresa Interior, Gilberto Batista Alves atua no setor moveleiro há 35 anos e garante que a especialização trará significativas melhoras no ambiente de produção. “Pretendo fazer parte do curso técnico, tecnólogo e de pós-graduação, para reciclar o conhecimento existente hoje”, completa o Profissional.

Fonte e foto: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de comunicação do Sindimam.