Página inicial > Samambaia > Projeto Sala Verde: ambiente de reflexão para o desenvolvimento sustentável

Projeto Sala Verde: ambiente de reflexão para o desenvolvimento sustentável

Criado: Quarta, 02 de Mai de 2012, 11h57 | Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2012, 11h57 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3004

Um espaço de reflexão para o desenvolvimento sustentável, assim é a Sala Verde, criada por meio de um projeto de extensão no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB). A Sala encontra-se instalada na Cooperativa 100 Dimensão - Cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos - localizada no Riacho Fundo II, ao lado de Samambaia.

No espaço, acontecem palestras, debates e oficinas, proporcionando aos discentes e comunidade em geral uma visão sobre temas de políticas ambientais, ética e sustentabilidade, controle da poluição ambiental, gestão de unidades de conservação e lazer ambiental.

O projeto tem como público-alvo a comunidade de Samambaia, alunos dos cursos técnicos dos campi do IFB, e estudantes das redes pública e particular de ensino. A Sala Verde possui cinco monitores, alunos dos Cursos Técnico em Controle Ambiental e Técnico em Reciclagem, do Campus Samambaia do IFB. Sob supervisão dos docentes da área de Meio Ambiente da unidade, os estudantes elaboram e ministram palestras sobre a temática ambiental.

Para o coordenador do projeto, professor Luciano de Andrade Gomes, os objetivos da Sala vão além de dispor de acervo bibliográfico, revistas e vídeos, para consultas e empréstimo para a comunidade. “A proposta inclui reunir banco de dados ambientais, com o cadastro dos diversos atores sociais e experiências em Educação Ambiental, bem como legislação, planos e projetos ambientais. Também vamos disponibilizar espaço público para estudo e consultas e possibilitar a comunicação do Centro de Educação Ambiental com os demais atores sociais atuantes em Educação e em questões ambientais, de forma a permitir sua inserção no cenário regional”, conclui.