Página inicial > Samambaia > Samambaia: Região Administrativa completa 33 anos. IFB presente!

Samambaia: Região Administrativa completa 33 anos. IFB presente!

Criado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 07h30 | Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 07h30 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h34 | Acessos: 434

A Região Administrativa Samambaia completa 33 anos nesta terça, 25 de outubro, e o Instituto Federal de Brasília (IFB) parabeniza e felicita a comunidade.

Samambaia carrega no nome uma homenagem ao córrego que corta a região, cuja nascente se encontra logo abaixo das quadras residenciais 127 e 327 e onde eram encontradas as plantas da espécie samambaia em abundância.

No início com poucos moradores, hoje a cidade tem uma população estimada em 247 mil habitantes, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2021, realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O IFB

O IFB Campus Samambaia, inaugurado em 2009, dispõe de uma infraestrutura com laboratórios modernos e completos, como de informática, desenho em computadores, modelagem, prototipagem, topografia, materiais de construção, qualidade de águas, solos, energia solar, instalações elétricas e hidrossanitárias.

Atualmente, o campus oferece vários cursos e modalidades. Cursos técnicos em Design de Móveis, em Móveis, em Controle Ambiental e em Edificações. Cursos superiores de Tecnologia em Design de Produto, Licenciatura em Educação Profissional e Bacharel em Engenharia Civil, além da pós-graduação em Gerenciamento Ambiental.

Com toda a infraestrutura e com profissionais de alta capacidade técnica e pedagógica, o IFB Campus Samambaia desenvolve projetos de extensão e pesquisa que visam apoiar a população de Samambaia e de todo o Distrito Federal.

Entre várias ações, destacam-se a reforma dos móveis históricos do Palácio Itamaraty, reforma de centros comunitários de Samambaia e avaliação da segurança e condições de uso dos prédios públicos federais, tudo isso com tecnologia própria do IFB e para desenvolver a prática técnica e o compromisso social da instituição. Nesse contexto, com a missão de prover profissionais e tecnologias para o desenvolvimento regional e local, o campus atende a empresas e órgãos públicos para o desenvolvimento de produtos em parceria, de forma que os discentes relacionem a teoria com a prática.

O campus possui uma Empresa Júnior, a Tabê Design, que conecta os estudantes com o mundo do trabalho com projetos de Design de Produto nas áreas de Mobiliário, Embalagem, Decoração, Utilidades Pessoais e Profissionais; Modelagem 3D, Detalhamento, Prototipagem, bem como projetos de Design de Serviços e Consultorias nas áreas de Branding, Redesign de Produtos e Serviços e Design Thinking.

“O IFB Campus Samambaia vem em uma crescente melhora do seu atendimento em relação às necessidades e demandas da comunidade. A busca em atender o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, culminará no desenvolvimento econômico, social e sustentável de nossa região Administrativa.
Ficamos felizes por participar dessa história de grandeza e de sucesso. Esperamos agregar esforços sempre que possível e desejamos que Samambaia reconheça o IFB como uma instituição inovadora e fortalecedora deste elo entre comunidade e escola.” agradece o diretor-geral do Campus, Prof. Paulo Henrique Silva Ribeiro.

O IFB, como instituição de ensino socialmente comprometida, celebra essa data com muito orgulho e busca envolver a comunidade para difundir a pesquisa e a ciência nos espaços públicos, apoiar na busca de soluções e melhorias para ampliação da qualidade de vida e bem-estar, além de proporcionar uma formação que une ciência, cultura e trabalho.

Conheça mais sobre o IFB Campus Samambaia.