Página inicial > Samambaia > Visite a nova exposição no MAB dos estudantes de Design do IFB

Visite a nova exposição no MAB dos estudantes de Design do IFB

Criado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 17h19 | Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 17h19 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 17h24 | Acessos: 558

Nova exposição de estudantes do ensino médio integrado no curso de Design, do Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia, será lançada no dia 26 de outubro, quarta-feira, e encerra sua programação em uma semana. A temática desta atividade que acontece no Museu de Arte Moderna de Brasília (MAB) vai valorizar o trabalho do  professor Amilcar de Castro. Vale a visita, a exposição é gratuita e aberta ao público.

A exposição vai mostrar o resultado de um projeto pedagógico, do IFB Campus Samambaia, baseado no escultor, gravador, desenhista, diagramador, cenógrafo e professor Amilcar de Castro, realizado de maneira integradora com as turmas de Projeto e Design 1 e 2 - voltado para as turmas do segundo e terceiro ano no primeiro semestre de 2022.

Amilcar estudou sobre escultura figurativa com Franz Weissmann. Suas esculturas partem de uma chapa de metal (em forma de círculo, retângulo ou quadrado), que depois de ser cortada e dobrada ganha tridimensionalidade. Não há adição ou subtração de matéria. Seu trabalho reflete exatamente o seu conceito. Isso é, ao se contrapor ao excesso de racionalismo, as dobras e obras de Amilcar de Castro denotam uma geometria flexível e mais humana.

Neste sentido, conhecendo melhor e explorando todo o cenário de esculturas de Amilcar de Castro, os alunos do IFB desenvolveram um projeto visando aproveitar ideias de corte e dobra, utilizando madeira. Após um longo processo criativo, de desenvolvimento de alternativas, produção de peças e finalização, apresentamos a todos nossas esculturas.

"Minha escultura começa no ateliê, aqui eu faço o desenho, faço uma maquete de papel, depois se gosto, passo para o ferro e faço uma maquete. Então, se eu gosto, aumento o tamanho. O desenho é fundamento, uma maneira de pensar. E pensar, em arte, é desenhar, porque, sem desenho, não há nada. Existem outros escultores que fazem esculturas sem desenhar. Eu não sei fazer nada sem desenhar. (...)" Amilcar de Castro

• Período: de quarta a segunda-feira, de 9h a 21h. Fechado às terças-feiras.
  • Capacidade: 140 pessoas, nos pilotis; e 15 pessoas, no hall.
  • Informações e agendamento de visitas guiadas para grupos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Classificação indicativa: livre.
  • Endereço: SHTN, trecho 01, Projeto Orla Polo 03, Lote 05, CEP: 70800-200 Brasília – DF.
  • Instagram: @museudeartedebrasilia