Nova parceria na área de Restauro do IFB no Senado Federal
As atividades do Instituto Federal de Brasília/ Campus Samambaia na área de Restauro de Móveis apresenta novo resultado já no início do ano de 2023. Esta semana foi entregue a Mesa restaurado, do designer Sérgio Rodrigues, ao Museu do Senado Federal. Em parceria com a equipe do IFB e os conhecimentos da equipe do Senado foi possível realizar o restauro de uma mesa de Jacarandá, que passou por onze etapas nesse processo - criando novos aprendizados a todos.
"A oportunidade proporcionou a troca de conhecimentos da equipe do Senado com os professores da escola de design de móveis do IFB. Este é um projeto piloto e, a partir dele está sendo redigido um acordo de cooperação com este órgão. É mais um parceiro já somado a Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores, Secretária de Cultura, entre outros - o movimento vai crescendo e se tornando inevitável a preservação dessa história no futuro", explicou o professor Frederico Hudson, do curso de Restauro do IFB/ Campus Samambaia.
Para a restauração, a mesa foi levada a um campus do IFB de Samambaia. O tampo, composto por aglomerado de madeira e coberto por um laminado de jacarandá da Bahia, estava com muitas bolhas. O trabalho precisava ser minucioso para preservar a originalidade da peça. O Museu do Senado insistiu para que a peça fosse restaurada e fez até parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) para ter uma oficina com espaço suficiente para realizar o trabalho.
Carlos Antonio Rodrigues, instrutor neste projeto e ex-aluno do IFB Campus Samambaia contou como se deu a atividade. "Foi feito o trabalho na mesa de três metros da mesa do designer, com várias ondulações e tingimento. Foi feito um gabarito para alinhamento do tampo e retirada da lâmina, usando PVA e instalação de uma nova lâmina, verniz PU, enceradora e cera de carnaúba".
O designer Sérgio Rodrigues
O criador da icônica poltrona Mole estabeleceu um marco na linha do tempo do design. Em 1958, ele foi convidado para elaborar uma série de peças para o Congresso, durante a construção do prédio em Brasília. Atualmente a maioria dessas peças estão em residências oficiais e gabinetes.
Fonte: Agência Senado
Redes Sociais