Página inicial > Samambaia > Campus Samambaia irá oferecer Curso Técnico em Reciclagem na modalidade Proeja

Campus Samambaia irá oferecer Curso Técnico em Reciclagem na modalidade Proeja

Criado: Quarta, 04 de Julho de 2012, 09h54 | Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2012, 09h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2883

Foi aprovado na última reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB), no último dia 19, o projeto que autoriza o Curso Técnico em Reciclagem na modalidade Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O curso será ofertado pelo Campus Samambaia e o edital está previsto para ser lançado ainda este mês, oferecendo 40 vagas. As aulas devem iniciar em Agosto.

A modalidade PROEJA tem como proposta pedagógica priorizar procedimentos e metodologias ancoradas à realidade pessoal e coletiva dos alunos, contribuindo para uma educação emancipatória, direcionada a jovens que têm pressa para ter um certificado ou diploma. Segundo Paula Dornelles, chefe de gabinete do Campus Samambaia, o público-alvo são as pessoas que não cursaram o Ensino Médio e que desejam se profissionalizar para atuar no mercado da reciclagem. “A implantação do curso na modalidade PROEJA representa a preocupação do Campus Samambaia em promover uma educação cada vez mais inclusiva, resgatando as pessoas que sempre viveram à margem do processo de formação educativa e profissional, para incluí-los no mercado e prepará-los para o exercício da cidadania”, afirma Paula.

Está prevista a construção de um galpão de reciclagem para as aulas práticas das diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular do curso.  Trabalharam na elaboração do projeto as professoras Rosa Amélia Silva, Veruska Machado, Cristiane Herres, Tânia Domingos, os professores Mércio Nascimento, Rones Borges, Luiz Diogo e a pedagoga Eliane. Contribuíram, também, todos os professores do eixo tecnológico “Meio Ambiente”.