Grupo de estudantes de Controle Ambiental do Campus Samambaia realiza visita técnica em Pirenópolis
Um grupo de estudantes do II módulo do curso técnico em Controle Ambiental do Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou, entre os dias 29 de junho a 1.º de julho, visita técnica na cidade de Pirenópolis (GO).
Na cidade goiana, os alunos puderam conhecer a pedreira da prefeitura, o Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) - Flor das águas.
Na visita, o grupo teve a oportunidade de obter e sistematizar informações que irão subsidiar seus argumentos, atribuindo-lhes consistência e objetividade.
Visitas
Nos três pontos visitados, o grupo pode observar as características específicas de cada local e utilizar as técnicas de campo para obter dados sobre a realidade. Na pedreira, os estudantes puderam avaliar a influência das ações do ser humano no meio ambiente, quanto ao funcionamento e preservação dos ecossistemas naturais, a partir do vários impactos ambientais instalados na paisagem.
No Ecocentro IPEC, o grupo teve contato com as estratégias de habitação ecológica, saneamento responsável, energia renovável, segurança alimentar, cuidado com a água e processos de educação para a sustentabilidade de forma vivenciada, já que o Ecocentro é um espaço físico que proporciona uma imersão na cultura sustentável.
Já na RPPN Flor das Águas, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar o GPS – Global Position System - de forma aplicada, assim como, observaram a aplicação do Sistema de Unidade de Conservação – SNUC.
Redes Sociais