Página inicial > Samambaia > Grupo de estudantes de Controle Ambiental do Campus Samambaia realiza visita técnica em Pirenópolis

Criado: Segunda, 09 de Julho de 2012, 16h48 | Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2012, 16h48 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2289

Um grupo de estudantes do II módulo do curso técnico em Controle Ambiental do Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou, entre os dias 29 de junho a 1.º de julho,  visita técnica na cidade de Pirenópolis (GO).

Na cidade goiana, os alunos puderam conhecer a pedreira da prefeitura, o Ecocentro IPEC (Instituto  de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) - Flor das águas.

Na visita, o grupo teve a oportunidade de obter e sistematizar informações que irão subsidiar seus argumentos, atribuindo-lhes consistência e objetividade.

Visitas

Nos três pontos visitados, o grupo pode observar as características específicas de cada local e utilizar as técnicas de campo para obter dados sobre a realidade. Na pedreira, os estudantes puderam avaliar a influência das ações do ser humano no meio ambiente, quanto ao funcionamento e preservação dos ecossistemas naturais, a partir do vários impactos ambientais instalados na paisagem.

No Ecocentro IPEC, o grupo teve contato com as estratégias de habitação ecológica, saneamento responsável, energia renovável, segurança alimentar, cuidado com a água e processos de educação para a sustentabilidade de forma vivenciada, já que o Ecocentro é um espaço físico que proporciona uma imersão na cultura sustentável.

Já na RPPN Flor das Águas, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar o GPS – Global Position System - de forma aplicada, assim como, observaram a aplicação do Sistema de Unidade de Conservação – SNUC.