Página inicial > Samambaia > IFB Samambaia se une a campanha de aproveitamento de resíduos PET

IFB Samambaia se une a campanha de aproveitamento de resíduos PET

Criado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 17h14 | Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 17h14 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 17h22 | Acessos: 348

O IFB Campus Samambaia participa desde o dia primeiro de junho do programa “Vem com a Gente”, promovido pela empresa Brasal Refrigerantes, com duração prevista até fim de novembro. A campanha visa à união da comunidade local em prol do reaproveitamento correto de resíduos derivados do PET, como garrafas de refrigerantes e sucos. Esses resíduos são reunidos por escolas e instituições que se comprometem em prol do bem ecológico e social. Depois os resíduos são doados a cooperativas locais, que são responsáveis pela coleta e registro do material, beneficiando assim os trabalhadores desses espaços e o meio ambiente como um todo. As coletas no Campus Samambaia ocorrem toda quinta-feira.

Todas as doações são registradas e, ao final do programa, as instituições são ranqueadas de acordo com a quantidade coletada. Embora em sua primeira participação a adesão tenha sido menor, neste ano o IFB Campus Samambaia vai multiplicar os esforços para a instituição alcançar um maior ranque, afirma a professora Regina Kikuchi. Ao todo, são 946 alunos participantes, e só nas primeiras semanas do projeto, o IFB Campus Samambaia coletou mais de 200 kg de resíduos, 60% do valor total arrecadado na edição anterior. As instituições que mais arrecadarem resíduos PET são premiadas com investimentos de infraestrutura e aquisição de materiais, em valores que podem chegar até cinco mil reais.

Visita à sede da Brasal

Como parte complementar do programa Vem com a Gente, os alunos do curso técnico em Controle Ambiental e da especialização em Gerenciamento Ambiental compareceram a uma visita técnica às instalações da empresa Brasal Refrigerantes em Brasília. A visita contou com mostra dos laboratórios, palestras expositivas de coordenadores e acompanhamento da rotina produtiva da empresa.