Estudantes fazem semijoias com alumínio de latinhas
Os estudantes do curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFB Campus Samambaia desenvolveram o primeiro protótipo de semijoia a partir da reciclagem de alumínio de latinhas de refrigerantes.
Todo o processo foi realizado na disciplina de Materiais e Processos de Fabricação 3 do curso, com a supervisão dos professores Frederico de Souza e Paula Georg Dornelles e apoio do monitor da disciplina Gabriel Rodrigues Alves do Laboratório Multlab.
“Os estudantes aprendem sobre as características do alumínio e o processo de fundição na prática. A aplicação da metodologia aprendida culminou na fabricação de um protótipo de semijoias, que se assemelham visualmente às joias de prata, mas têm a vantagem de serem mais baratas e leves.", explica o professor Frederico.
O professor Frederico também argumenta que, por meio desse processo, os alunos aprendem sobre conceitos de reciclagem, sustentabilidade e vislumbram a possibilidade de aplicar esses conceitos no desenvolvimento de produtos, em projetos sociais ou em cooperativas.
Para a fabricação do protótipo, aproximadamente 40 latinhas de refrigerante foram derretidas em um forno de fundição que também foi construído pelos alunos do curso.
O alumínio derretido a cerca de 650 graus Celsius foi despejado em moldes de aço para a criação do lingote. Após o resfriamento, o lingote foi cortado para formar uma chapa com 4 mm de espessura.
O formato da semijoia foi inspirado na folha da espécie Costela-de-Adão e foi definido por meio de usinagem em um Router CNC. Posteriormente, a peça foi limada, lixada, polida e montada com acessórios de bijuterias.
Redes Sociais