Página inicial > Samambaia > Projeto do IFB concorre em concurso internacional: vote

Projeto do IFB concorre em concurso internacional: vote

Criado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 17h48 | Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 17h48 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 18h18 | Acessos: 941

Projeto do IFB Campus Samambaia está concorrendo no concurso internacional Semana de La Madera 2023, que premia projetos de arquitetura, design, construção e inovação com madeira. A equipe do curso de Design de Produtos produziu uma linha de bioacessórios com restos de podas de árvores do DF.

Guiados pela professora Keila Lima Sanches, os estudantes criaram, por meio de moldes 3D, óculos, brincos, anéis, pulseiras e bolsas. Os produtos visam reduzir o impacto ambiental e usar a criatividade para gerar produtos em grande escala com custos menores.

Como votar

Para votar, basta clicar neste link. O botão para fica logo  acima da imagem de divulgaão dos brincos.

Cada usuário pode votar uma vez por dia.

Saiba mais sobre o projeto:

Contextualizando, desde o início de 2020, apesar do período da pandemia da Covid, o IFB tem se envolvido em projeto de pesquisa com enfoque no reaproveitamento de resíduos lenhosos oriundos de descartes no Distrito Federal, em especial os de podas urbanas. A iniciativa partiu da profa. Keila Sanches, a partir da aprovação do projeto de pesquisa “Diagnóstico do potencial de agregação de valor no reaproveitamento de resíduos sólidos de caráter lenhoso do DF”.

Com o envolvimento de diversos estudante e egressos de cursos do IFB, além de parcerias com pesquisadores do LPF/SFB, IBRAM - DF e UnB, formou-se uma rede de pesquisa nesta linha de pesquisa que tem contribuído na área tecnológica e científica no DF e também em nível nacional e internacional.

Visando o aproveitamento dos mais de 15m³ diários de resíduos lenhosos urbanos gerados no Distrito Federal, o projeto teve como intuito principal provocar uma reflexão sobre o potencial econômico e tecnológico de tais resíduos que podem contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável no Distrito Federal. Para isso foi aplicada uma metodologia e ferramentas de caráter prático e fluido para criação de produtos tecnológicos que possam agregar valor ao resíduo e contribuir para a geração de renda.

O projeto finalizou suas atividades no meio deste ano e promete uma divulgação geral sobre os principais resultados alcançados, mas atualmente uma pequena parte do plano de trabalho está concorrendo em um concurso de Design dentro de um evento internacional "Semana de La Madera 2023", que será realizado de 27 de setembro a 01 de outubro de 2023 no Chile.