Página inicial > Samambaia > Programa Mulheres na Construção aproxima-se da conclusão de sua primeira turma

Programa Mulheres na Construção aproxima-se da conclusão de sua primeira turma

Criado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 16h27 | Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 16h27 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3101

As primeiras turmas do Programa Mulheres na Construção estão prestes a formar 160 mulheres. Na manhã da última sexta-feira, 24 de agosto, representantes do Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) – entidades parceiras do programa – conferiram  de perto uma aula prática das alunas. Também esteve presente no canteiro de obras o Senador pelo Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Na visita, entre as participantes do programa, o que se ouve são relatos extremamente positivos sobre o impacto que o curso está tendo em suas vidas. Marcélia Alves da Costa, 37, veio fazer o curso como uma forma de encontrar uma profissão. “Está valendo a pena, porque é uma oportunidade da gente melhorar a vida”, diz ela, animada.

Belinha de Medéia, 43, sempre teve vontade de colocar cerâmica em sua casa, um serviço que ela considera “muito caro”. “Eu mesmo quero assentar a cerâmica na minha casa”, diz, “e depois vou com certeza trabalhar na área”, completa.

O Sinduscon/DF deverá inserir as mulheres no mercado de trabalho. Para o presidente do Sinduscon, Julio Peres, existem vantagens em se contratarem mulheres para o trabalho na construção civil. “A mulher é muito mais detalhista, não tem retrabalho, tem mais assiduidade, falta menos. Temos expectativa muito grande de que essas mulheres que estão fazendo o curso agora passem depois para o estágio nas empresas e tenho certeza de que serão contratadas”, afirma Peres.

O Campus Samambaia do IFB está sendo responsável pela formação das inscritas. As aulas iniciaram-se em abril deste ano; ao todo são cerca de cinco meses de aulas nos campi do Instituto Federal de Brasília de Taguatinga e Samambaia. Os canteiros de obras usados para as aulas práticas são centros comunitários que precisavam de reparos. Para o senador Rodrigo Rollemberg, “trata-se de um projeto muito interessante porque é uma das áreas de que o país tem mais carência. A capacitação de mão-de-obra, esse curso, abre uma nova perspectiva na vida dessas mulheres”, acredita Rollemberg.

“Os alunos de cursos técnicos do IFB estão estagiando e ajudando na orientação das mulheres que participam do curso”, afirma a professora e coordenadora do Mulheres na Construção no IFB, Josileide Pereira da Silva. Ela completa dizendo que no encerramento serão entregues os certificados de participação e aprovação nos cursos e também será divulgado o resultado de um concurso de poesia entre as participantes.

O Programa

O Programa Mulheres na Construção é um programa de qualificação, prioritariamente de mulheres e beneficiários de programas sociais de transferência de renda, que oferece cursos de pintoras de obras e azulejistas.

“De cada 15 famílias monoparentais na região Centro-Oeste, 14 são chefiadas por mulheres, ou seja, investir nas mulheres é investir na inclusão econômica dessas famílias, porque o dinheiro que as mulheres ganham elas investem na própria família”, afirma Marcelo Dourado, diretor-superintendente da Sudeco.

Novas turmas

Em outubro serão realizados novos cursos de azulejista e pintora de obras, para beneficiar 240 mulheres nas regiões de Samambaia/DF e Águas Lindas/GO. Em Águas Lindas os cursos acontecerão em um laboratório móvel.

O programa é destinado preferencialmente às mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade mínima da 4ª série do ensino fundamental. A seleção será feita seguindo critérios como renda, número de filhos, local de moradia, entre outros. No decorrer do curso, cada participante receberá uma Bolsa de Estudos no valor de R$ 200,00/mês do IFB, que serve como ajuda nos gastos com deslocamento e alimentação. Foram oferecidas 200 vagas no primeiro semestre de 2012, e agora serão seis turmas para o segundo semestre, com 240 vagas.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da SUDECO (com alterações).