Página inicial > Samambaia > Reconhecimento de Saberes 2024/1: aberto o período de solicitações

Reconhecimento de Saberes 2024/1: aberto o período de solicitações

Criado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 14h19 | Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 14h19 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 11h32 | Acessos: 459

O IFB Campus Samambaia informa que estará aberto o período para solicitar Reconhecimento de Saberes, referente ao 1º semestre de 2024, para os cursos Técnicos Subsequentes, Proeja, Tecnologia, Licenciatura, Engenharia Civil e Especialização em Gerenciamento Ambiental (somente para os estudantes já matriculados nas respectivas disciplinas solicitadas).

As solicitações serão feitas exclusivamente pelo link abaixo, das 9h do dia 19/2/2024 às 18h do dia 28/2/2024.

Requerimento para Reconhecimento de Saberes 1.2024 - IFB Campus Samambaia

As solicitações estão sujeitas às seguintes regras:

• As inscrições serão recebidas única e exclusivamente por meio deste formulário eletrônico, não sendo aceitas solicitações por e-mail ou qualquer outra forma diferente.
  • Será considerado apenas o último formulário enviado.
  • O candidato deverá preencher o formulário, solicitando a aplicação da avaliação de Reconhecimento de Saberes, indicando o(s) componente(s) curricular(es) constante(s) da matriz do curso em que está matriculado.
  • O estudante deverá aguardar contato por e-mail do professor da disciplina solicitada, com orientações sobre o agendamento do exame.
  • O exame será realizado por componente curricular, não se aplicando a estágio supervisionado obrigatório, a projeto de conclusão de curso e a trabalho de conclusão de curso.
  • Serão objeto de avaliação e reconhecimento os saberes construídos, tanto em processos formais quanto não formais de aprendizagem, bem como na trajetória de vida e no trabalho dos e das estudantes.
  • O estudante poderá solicitar avaliação de Reconhecimento de Saberes para, no máximo, 40% dos componentes curriculares, excetuando-se os informados no item anterior.
  • O estudante não está dispensado de comparecer às aulas por ter solicitado a avaliação, devendo cursar o componente curricular durante todo o processo.
  • É vedado o reconhecimento de saberes para componentes curriculares em que o requerente tenha sido reprovado.
  • O requerimento será indeferido caso o(a) estudante tenha pedido aproveitamento de disciplina na qual requer reconhecimento de saberes.
  • Caso os saberes não sejam reconhecidos pelo processo avaliativo e o/a estudante não seja aprovado/a nos componentes curriculares solicitados, o/a estudante deverá cursar normalmente esses componentes curriculares e não poderá realizar nova avaliação para tais componentes.
  • Será automaticamente indeferida a solicitação que contenha o formulário preenchido de forma incompleta ou incorreta.
  • As informações prestadas no formulário são de inteira responsabilidade dos candidatos.
  • Todo o processo de inscrição, avaliação, recursos e resultados obedecerão ao cronograma.

Acesse o edital.

20/03/2024 - Retificação do edital