Página inicial > Samambaia > Formadas: em parceria com a Sudeco, IFB certifica 172 mulheres

Formadas: em parceria com a Sudeco, IFB certifica 172 mulheres

Criado: Quarta, 26 de Setembro de 2012, 16h50 | Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2012, 16h50 | Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2013, 16h26 | Acessos: 3088

Já acostumadas com os capacetes, usados no primeiro dia de aula, algumas mulheres colocaram o instrumento de trabalho na cabeça durante a formatura.
A frase “quem faz curso técnico tem mais chances de conseguir emprego” já foi repetida à exaustão, e hoje foi comprovada mais uma vez, no IFB. As 172 mulheres que receberam seus certificados nos cursos de pintoras e azulejistas, nesta quarta-feira, 26 de setembro, devem entrar no mundo do trabalho imediatamente, como empregadas, caso queiram. Essa “garantia de emprego” foi dada pelo presidente do Sindicato das Empresas da Construção Civil no Distrito Federal (Sinduscon), Júlio César Peres, durante a formatura das estudantes do Programa Mulheres na Construção, no Campus Samambaia.

Mais que uma cerimônia para a entrega de certificados, o evento foi uma festa na qual as estudantes levaram filhos, filhas, maridos e parentes que foram acompanhar a comemoração de sua vitória pessoal. O reitor do IFB, Wilson Conciani, pontuou essa questão das conquistas dessas mulheres, ao afirmar que fazer o curso não foi fácil, seja devido às cansativas aulas teóricas, seja devido às dificuldades nas aulas práticas para se aprender a transformar paredes ainda feias em espaços com belos revestimentos ou boa pintura.

“Não foi fácil vir para as aulas trazendo as crianças ou deixando-as em casa. O curso foi difícil, algumas desistiram, outras não conseguiram atingir o nível necessário para serem aprovadas, mas para essas pessoas o IFB continua aberto; vamos completar o que faltou e todas serão certificadas”, disse o reitor ao parabenizar as 172 estudantes que conseguiram concluir o curso e informar as 28 que não concluíram sobre a possibilidade de terem aulas extras, se quiserem.

O reitor enfatizou também a necessidade de o IFB trabalhar com populações que, por motivos variados, foram excluídas do sistema regular de Ensino. “Muitos falam em abrir curso de Engenharia, abrir curso de Medicina, mas nesse momento nosso objetivo é atender quem não teve acesso à educação. A sociedade, nós, temos uma dívida com essas pessoas e queremos pagar essa dívida”, afirmou Conciani.

Mais vagas
Essas mulheres que se formaram hoje ingressaram no IFB em abril. Das 200 matriculadas, 172 concluíram o curso dentro do prazo previsto inicialmente; as outras 28 ainda poderão concluir, pois a Instituição vai abrir vagas específicas para elas. No dia 8 de outubro, inicia-se mais uma turma com 240 estudantes. O Programa Mulheres na Construção é liderado pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) em uma parceria entre o IFB, o Sinduscon e o Governo do Distrito Federal (GDF), que visa capacitar mulheres para ocuparem postos de trabalhos jáReitor do IFB cumprimenta estudante na formatura do Mulheres na Construção. considerados mais específicos para os homens.

Aulas práticas reformaram centros comunitários
Risomar Carvalho, administrador de Samambaia, lembrou que as estudantes do Mulheres na Construção reformaram os centros comunitários da cidade em suas aulas práticas. Essa decisão de realizar as aulas para reformar prédios públicos foi tomada pela ex-diretora do Campus Samambaia, Conceição de Maria Cardoso. Ela não quis que tudo que fosse construído pelas alunas viesse a ser derrubado. Dessa maneira, reformar prédios públicos foi uma forma de melhorar a estrutura desses espaços, aproveitar material e capacitar as matriculadas no IFB.

Presenças
Participaram da formatura nesta manhã a diretora do Campus Samambaia, Nely Terezinha da Silva; o presidente do Sinduscon, Júlio César Perez; o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho; a secretária de Mulheres do Distrito Federal, Olgamir Amância; a primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz; o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado; o senador Rodrigo Rolemberg; as deputadas federais Érika Kokay e Marina Sant'Ana, esta última de Goiás. (texto revisado em 27 de setembro às 09h17)