Página inicial > Samambaia > Estudantes fabricam placa de gesso 3D inspirada no Teatro Nacional de Brasília Cláudio Santoro

Criado: Terça, 16 de Abril de 2024, 13h09 | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2024, 13h09 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 18h29 | Acessos: 338
imagem sem descrição.

Os estudantes do curso superior de Tecnologia em Design de Produto do IFB Campus Samambaia fabricaram uma placa de gesso 3D inspirada na fachada externa do Teatro Nacional de Brasília Cláudio Santoro na última segunda-feira (8/4/2024). A peça de gesso remete-se às formas geométricas de blocos de concreto criadas por Athos Bulcão em 1966 e que revestem a obra de Oscar Niemeyer.

Durante as aulas de Materiais e Processos de Fabricação 3 do curso, ministrada pelo professor Frederico de Souza, os estudantes aprendem a manipular diferentes materiais, como polímeros (plásticos), alumínio, gesso e estudam sobre os processos industriais ou artesanais para se criarem novos produtos. As placas de gesso 3D enquadram-se nesse contexto em que são utilizadas para o revestimento de paredes, aplicando volumes, texturas e formas diferenciados nesses espaços, contribuindo como opção de destaque para o Design de Interiores. Dessa forma, os estudantes testaram em aula prática o processo conhecido como termoformagem, ou "vacuum-forming" para criar essa peça única (foto anexo). A termoformagem é um dos processos industriais mais utilizados para a fabricação de embalagens e outros produtos que estão no nosso dia a dia e consiste em aquecer controladamente uma chapa de plástico (PETG, PS,  PVC, entre outros), colocá-lo sobre um molde e aplicar um vácuo para que o plástico obtenha o formato e dimensões do molde.

Na ocasião, os estudantes fabricaram o molde utilizando materiais simples, como adesivo instantâneo e MDF, cortado em quadrados e retângulos de diferentes dimensões, definidos a partir da inspiração da fachada externa do Teatro Nacional de Brasília. Ao final, os estudantes prepararam o gesso que foi utilizado para preencher a forma, permitindo assim a fabricação da placa 3D.