Página inicial > Samambaia > Diálogos: Campus Samambaia prepara-se para nova sede e novos cursos em 2013

Diálogos: Campus Samambaia prepara-se para nova sede e novos cursos em 2013

Criado: Terça, 16 de Outubro de 2012, 14h36 | Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2012, 14h36 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3964

A implantação do Campus Samambaia foi, até agora, provavelmente, a unidade do IFB que mais enfrentou dificuldades. Com os recursos autorizados pelo governo federal, a luta pela implantação começou com uma lei de 2007,  que criou a antiga Escola Técnica Federal de Brasília.

Diretora do Campus Samambaia Neli Terezinha.Porém, mesmo com dinheiro para construir os prédios e liberação para contratar servidores, faltava o terreno, que, de acordo com os planos do governo federal, devia ser doado pelo governo local. Para que a escola saísse do papel, foi necessário mobilização tanto do IFB quanto da comunidade de Samambaia. Naquele momento, o Campus, em busca de sede, estava sob a direção da professora Conceição de Maria Cardoso. Agora, já com a mudança pronta para as novas instalações, a unidade do IFB de Samambaia é dirigida pela professora Neli Terezinha da Silva, que fala abaixo sobre a ida da sede provisória para a sede definitiva.

Diálogos IFB - Professora Neli, quando a senhora assumiu a direção desse Campus?
Neli Terezinha - Eu assumi a direção do Campus neste ano. Inicialmente eu estava na coordenação do Núcleo Comum, em que eu fiquei por quase um ano. Em dezembro de 2011 eu assumi a direção de Ensino do Campus, e depois, em abril de 2012, a direção-geral do Campus Samambaia.

Diálogos IFB - Qual a principal meta dessa unidade do IFB neste momento?
Neli Terezinha - É a consolidação desse processo pelo qual estamos passando e a consolidação dos cursos técnicos, porque somos uma Instituição bastante nova.
No final do ano vamos fechar o primeiro ciclo dos cursos técnicos em Móveis,  Edificações e Reciclagem. Então serão formadas as primeiras três turmas do Campus em dezembro de 2012.
O objetivo é estar consolidando e também abrindo novas possibilidades, novos cursos. Teremos a oferta dos cursos de tecnologia. Estamos finalizando o plano de curso para implementar, no segundo semestre de 2013, o Tecnólogo na área de Design de Móveis, e, no primeiro semestre de 2013, o técnico em Produção Moveleira na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Diálogos IFB - E a licenciatura desse campus, como está o planejamento?
Neli Terezinha - Estaremos inciando, provavelmente, no próximo semestre, a nossa Licenciatura em Educação Profissional, que será um curso de complementação pedagógica. Vamos ofertar para atender nossas demandas internas dos vários campi do IFB, bem como abrir para a comunidade. E teremos também uma segunda licenciatura, que já estamos discutindo.

Diálogos IFB - O Campus Samambaia está em mudança para seu novo prédio. Qual é a estrutura da nova sede?
Neli Terezinha - Para a mudança completa nós estamos dependendo apenas de ligar a energia, trabalho que será feito pela CEB (Companhia Energética de Brasília). Esse é um dos principais pontos para que a gente faça a mudança definitiva.
O bloco de sala de aula já foi entregue no final do mês de agosto. O nosso planejamento inicial era começar, já neste segundo semestre de 2012,  no Campus definitivo; entretanto, em função de não ter sido viabilizada pela CEB a ligação definitiva da energia, hoje nós não temos como estar lá à noite, pois não há condições de ligar toda a iluminação das salas, nem dos laboratórios. Estamos, agora, com uma capacidade limitada.
A expectativa é que, no início da próxima semana (de 15 a 19 de outubro), a CEB faça uma nova vistoria e, se todas as adequações tiverem sido atendidas, o problema já se resolva entre os dias 22 e 26 de outubro. Também estamos com dificuldades com a Embratel para a disponibilização de internet. Tão logo tenhamos as condições adequadas  da iluminação e da internet,  nós nos mudamos para o novo prédio.
Hoje já funcionam lá cursos, pela manhã e pela tarde, tanto do Pronatec quanto do Programa Mulheres na Construção. À noite temos apenas quatro turmas do Pronatec, que ora é o limite da capacidade de funcionamento do prédio.
Esperamos que até o início de dezembro a mudança esteja concluída, com exceção do curso de Produção Moveleira, que vai ficar na sede provisória até o início do próximo semestre, que é o prazo necessário para que seja instalado, no novo prédio, o laboratório de Produção Moveleira.

Diálogos IFB - Ao visitar o IFB de Samambaia, muitos trabalhadores são vistos nas obras. O que está sendo construído agora e qual a previsão de término?
Neli Terezinha - O que se vê já é a segunda etapa em construção, que terá a entrega de um ginásio, um auditório com capacidade para 250 pessoas e outro bloco de salas de aulas. Há previsão de que essa segunda etapa seja entregue em julho de 2013.