Equipe da Rede Federal promove formação de formadores em Moçambique

Desde o dia 18 de junho de 2024, uma equipe da Rede Federal da área de construção civil está em Moçambique para ministrar a etapa presencial do curso Bramotec de formação de formadores. A missão, promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), visa fortalecer o ensino técnico moçambicano e estreitar os laços entre Brasil e Moçambique.
As aulas presenciais estão sendo realizadas em três províncias de Moçambique com a participação de professores de quatro diferentes Institutos Federais. Em Beira, as aulas são conduzidas pela professora do IFB Campus Samambaia Ângela Bertazzo e pela professora do IFG Jéssica Coelho. Em Nampula, o professor do IFG Gustavo Quirino e a professora do IFAL Shryla Marques lideram as atividades. Já em Inhambane, a formação é realizada pela professora do IFPR Vanessa Vogt.
O curso Bramotec inclui módulos sobre Formação Docente, Materiais e Compósitos de Interesse Ambiental, Solos, Planejamento e Sistemas Construtivos, culminando com um Projeto Integrador. A expectativa é que a experiência brasileira inspire a renovação das práticas docentes no ensino técnico em Moçambique, contribuindo para a qualificação de novos formadores.
A iniciativa reforça a cooperação internacional entre Brasil e Moçambique, abrindo caminho para futuras colaborações e intercâmbios educacionais entre os dois países.
Redes Sociais