Página inicial > Samambaia > IFB Campus Samambaia no Brasília Design Week 2024

IFB Campus Samambaia no Brasília Design Week 2024

Criado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 18h19 | Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 18h19 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 15h27 | Acessos: 226

O Curso Tecnólogo em Design de Produto do IFB Campus Samambaia participa do evento Brasília Design Week 2024, que será realizado no Museu Nacional da República nos dias 9 a 12 de julho. A comunidade do campus participará do evento em três ações:

Peça "Ayumana": CollaBDW + CreativeFilms

Nomeada "Ayumana", que em tupi guarani significa abraço, é uma peça narrativa visual que utiliza a estrutura de uma Cadeira Kiko, projetada em 1964 pelo arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, e tecidos crinol nas cores preto e branco. A peça promete tocar no sensível da obra, dando importância ao patrimônio cultural e material. Participam das atividades os alunos de Prática de Projeto I, do IFB Samambaia, (Guilherme Xavier, Ana Clara Matias e Alana Ribeiro), a estilista Sandra Lima e o Núcleo de Pesquisa em Mobiliário Moderno Brasileiro do Instituto Federal de Brasília campus Samambaia.

Confira:

Workshop e Oficinas

A oficina "Restauro de Móveis Modernos com Fernanda Torres" será realizada pelos docentes Frederico Hudson e Rosângela Santos do IFB Campus Samambaia no dia 9 de julho, das 13h às 19h.

Mostra de trabalhos no anexo do Museu Nacional  da República.

A exposição "Design e Sustentabilidade" traz alguns protótipos desenvolvidos por discentes e egressos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFB Campus Samambaia.

Os protótipos foram desenvolvidos utilizando a metodologia do Ecodesign, utilizando madeiras brasileiras, podas de árvores, resíduos de plásticos, corantes naturais, mangueiras de incêndio que seriam descartadas, entre outros resíduos e insumos de baixo impacto ambiental. O campo da pesquisa e da extensão também são representados pelo Restauro de Mobiliário Moderno, através de quatro livros, vídeos e peças de designers renomados, que hoje fazem parte do acervo do Museu de Arte de Brasília.