IFB promove curso de segurança para catadores de materiais recicláveis
Com o objetivo de levar novos conhecimentos aos catadores de materiais recicláveis da região do entorno de Samambaia e moradores da rua L3 Norte, na Asa Norte, o Instituto Federal de Brasília por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Campus Samambaia realiza capacitação sobre segurança do trabalho.
O curso acontece de 5 a 8 de novembro na Cooperativa de Coleta Seletiva 100 Dimensão, no Riacho Fundo II, das 14h às 18h; na sexta, 9, será a vez dos moradores da rua L3 Norte, próximo à Colina-UnB, receberem a capacitação.
Segundo a catadora de recicláveis, Valdene Lopes, que participou do primeiro dia de encontro, o curso é essencial para que todos possam estar mais informados a respeito dos riscos na rua e nos locais onde trabalham, além de saber como agir em casos de circunstâncias perigosas.
No curso é abordado assuntos como direitos dos trabalhadores, noções de riscos de contaminação, doenças transmissíveis por meio de material infectado, além da demonstração de equipamentos adequados para a proteção individual.
“Esse curso é de grande importância porque nos ensina a trabalhar mais conscientes do que estamos fazendo. A maioria de nós é quem sustenta nossas famílias, e se acaso aconteça algo de ruim com a gente, podem passar necessidades”, alertou Sônia Maria da Silva, diretora da cooperativa 100 Dimensão.
As turmas foram divididas em 20 pessoas para cada dia, e ao final do curso os catadores recebem um certificado que comprova a participação na capacitação.
Para a idealizadora e coordenadora do projeto, Renata Moreira, o curso tem o objetivo de instruir esses trabalhadores a respeito das precauções que devem tomar para a proteção pessoal no exercício da profissão. “O projeto é essencial para que possamos amparar esses trabalhadores que quase nunca possuem ajuda a respeito de algumas questões profissionais, inclusive a segurança pessoal”, ressaltou a coordenadora.
São entregues diariamente cestas básicas aos catadores participantes. Na sexta-feira o curso será diferente, haverá doações de roupas arrecadadas no Campus Samambaia para os moradores da rua L3 Norte, além de atividades recreativas que serão realizadas com as crianças do local.
Fonte: Brasília Web - Matheus Mourão
Redes Sociais