Página inicial > Samambaia > Projeto do Campus Samambaia promove curso de segurança para catadores de materiais recicláveis

Criado: Segunda, 12 de Novembro de 2012, 17h54 | Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2012, 17h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2310

Palestra sobre segurança no trabalho

Na última sexta-feira, 9 de novembro, como ação de um projeto de extensão desenvolvido sob a coordenação da professora Renata Moreira, do Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB), foi promovida uma palestra sobre segurança no trabalho para catadores de materiais recicláveis que moram na L3 norte.

A equipe, formada pela professora e estudantes do Campus Samambaia, reuniu os moradores e ministrou a palestra ao ar livre. Cerca de 80 pessoas residem no local, em barracas, e a grande maioria das famílias utiliza a coleta de materiais recicláveis como meio de sustento.

Durante a atividade, a professora utilizou um boneco para demonstrar aos catadores a maneira ideal para o exercício de sua profissão, formas de prevenir acidentes de trabalho e doenças relacionadas às atividades desenvolvidas pelos catadores.

Além da palestra, a visita também teve um cunho social. Na ocasião, foram doados aos catadores roupas e alimentos arrecadados no Campus Samambaia. Também foram desenvolvidas atividades com as crianças e foi servido um lanche no final da palestra.

Renata conta que a visita aos moradores daquela região não estava nos planos iniciais do projeto, mas que, com o aval da Pró-Reitoria de Extensão, ela foi acrescentada. “O objetivo era levar novos conhecimentos aos catadores de materiais recicláveis da região do entorno de Samambaia, onde o nosso campus está localizado. Mas ao vir à reitoria e ver que essas famílias estão tão próximas do Instituto, percebemos que não seria possível deixá-las de fora desse trabalho”, explica.

O projeto de extensão já realizou palestras em cooperativas de outras regiões do Distrito Federal. O aluno do curso técnico em Reciclagem do Campus Samambaia Manuel de Jesus acompanhou as atividades e auxiliou a equipe. Para ele, os objetivos dessas visitas são bem mais amplos do que parece. “Esse tipo de projeto vai além de promover a inclusão social. As visitas também visam melhorar o meio ambiente”, finaliza.