Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Samambaia > Estudantes da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica visitam a Exposição do Projeto Memória Lélia Gonzalez
Início do conteúdo da página

Estudantes da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica visitam a Exposição do Projeto Memória Lélia Gonzalez

Criado: Sexta, 01 de Novembro de 2024, 10h19 | Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2024, 10h19 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2024, 10h23 | Acessos: 143
imagem sem descrição.

No dia 30 de outubro de 2024, os estudantes do segundo semestre do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (LEPT) – Ana Clea Ribeiro da Silva, Daniela de Souza Vasconcelos Cardoso, Maria Cleunice Gomes Paiva da Silva, Rui Martins Vieira Barbosa, Sheila Cristina da Silva Campos, Tatielle Pereira Cavalcante Matos, Tenylle Viviane Lopes Norberto e Valéria Ramos Ferreira – participaram de uma visita à exposição "Memória Lélia Gonzalez", no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A visita, sugerida pela professora Stela Martins Teles, proporcionou aos alunos uma aula diferente, visando ampliar seus conhecimentos sobre temas fundamentais relacionados ao racismo e ao feminismo.

O projeto celebra os 90 anos do nascimento e 30 anos do falecimento de Lélia Gonzalez, homenageando a vida e o legado da escritora e ativista, reconhecida como uma referência mundial do feminismo negro e pioneira no debate sobre raça e gênero no Brasil. A programação inclui a Mostra Educativa "Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas", que apresenta a trajetória de Lélia através de 18 painéis informativos.

Durante a visita, os alunos participaram do seminário associado ao Painel II, que discute o pensamento decolonial de Lélia Gonzalez e sua contribuição para a educação. Essa experiência não apenas enriqueceu o aprendizado dos discentes mas também os convidou a refletir sobre a importância da luta antirracista e antissexista em nossa sociedade.

Essa visita foi um passo importante para a formação dos futuros educadores, ao promover a reflexão e o engajamento com temas relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fim do conteúdo da página