Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Samambaia > Estudantes atuam como avaliadoras na 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Início do conteúdo da página

Estudantes atuam como avaliadoras na 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Criado: Terça, 19 de Novembro de 2024, 08h36 | Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2024, 08h36 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 08h36 | Acessos: 133

Estudantes do segundo semestre do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (LEPT) do IFB Campus Samambaia – Daniela de Souza Vasconcelos Cardoso e Tenylle Viviane Lopes Norberto – atuaram como avaliadoras da Etapa Distrital do 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, que ocorreu durante a 21ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao Lado do Museu da República.

A atuação dos avaliadores foi de forma presencial em dias determinados por essa Comissão Central, no período de 5/11 a 9/11. As alunas optaram por avaliar projeto de pesquisa que correspondiam à área que estavam estudando EPT. Logo, avaliaram a categoria D, E, F – Educação de Jovens e Adultos EJA 1º, 2º, 3º segmento e Ensino Médio Noturno e categoria G – Educação Especial. Como estudantes de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia (LEPT), atuar como avaliadores favoreceu adquirir uma experiência valiosa que trará diversos benefícios para sua futura carreira docente. 

Relato de experiência da aluna Tenylle : “A experiência como avaliadora no 13º Circuito de Ciências da SNCT foi extremamente enriquecedora e desafiadora. Tive a oportunidade de avaliar três projetos, cada um com uma abordagem diferente, o que exigiu uma análise cuidadosa e criteriosa para entender as propostas e determinar o valor de cada projeto. Esse processo não só reforçou a importância da diversidade nos métodos científicos, mas também destacou o potencial inovador dos participantes. Além de me proporcionar uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento científico, essa experiência também me ofereceu uma importante plataforma para descobrir talentos emergentes e estimular a continuidade da investigação científica. Acredito que eventos como este são vitais para estimular a curiosidade e o desenvolvimento intelectual dos jovens, ajudando a formar futuros pesquisadores e a promover o avanço da ciência.”

Relato de experiência da aluna Daniela: “A experiência como avaliadora no 13º Circuito de Ciências da 21ª SNCT foi enriquecedora e desafiadora. Tive a oportunidade de analisar quatro projetos de alunos da EJA, EPT e Ensino Especial, incluindo um projeto apresentado por alunos surdos. Nesses trabalhos, pude perceber a criatividade e o potencial dos estudantes pesquisadores. Um dos maiores desafios foi avaliar projetos com abordagens metodológicas distintas, utilizando critérios como clareza na apresentação e fundamentação teórica. Ao considerar a faixa etária e o nível cognitivo dos estudantes, pude avaliar cada projeto de acordo com suas complexidades. Essa experiência foi única e me inspirou para minha futura carreira docente. Ainda estou maravilhada com todos os momentos vividos. Sou grata por essa oportunidade!”

As alunas foram homenageadas como avaliadoras da semana pelos coordenadores: “Agradecemos à comissão pela acolhida em nossa primeira experiência em um evento tão importante”.

Fim do conteúdo da página