No dia 19 de novembro de 2024, os estudantes do primeiro e segundo semestres da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (LEPT) do IFB Campus Samambaia participaram do XIII Seminário GEPFAPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos, realizado de forma híbrida. O evento contou com a presença de alunos na Sala Papirus, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), e com a participação virtual por meio da plataforma Google Meet. Entre os participantes estavam Angel Dessoles, Angélica Seabra, Cecília Queiroz, Daniela Vasconcelos, Danilo Souza, Gabriela Ribeiro, Guilherme Sena, João Pedro Rocha, Júlia Damas, Luciana Albuquerque, Mirele Ane, Mônica Wang, Naiane Quixabeira, Rayane Santana, Saulo Simão, Sheila Campos, Tenylle Norberto e Vera Lucia dos Santos.
A proposta de participação foi apresentada pelo professor Rodrigo Soares Guimaraes Rodrigues, que integrou os alunos em um evento acadêmico. A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência formativa e reflexiva sobre a docência no contexto da educação profissional e tecnológica.
Programação
Abertura Cultural
O evento iniciou-se com uma programação cultural voltada para a integração e valorização artística. A apresentação musical de Carol Nery, transmitida ao vivo, emocionou os participantes presenciais e virtuais. Em seguida, Deise Saraiva trouxe sua expertise em contação de histórias, cativando o público com narrativas.
Palestra
O ponto central da programação foi a palestra “Epistemologia na Formação e Atuação de Professores – Quais as Relações no Trabalho Docente?”, ministrada pelo Prof. Me. Leonardo Bezerra do Carmo. O palestrante abordou as relações entre conhecimento teórico e prática pedagógica, destacando os impactos epistemológicos na atuação docente. A discussão promoveu reflexões profundas e abriu espaço para interação, permitindo que dúvidas fossem esclarecidas tanto pelos participantes presenciais quanto pelos virtuais.
Impacto da Participação
O evento foi uma experiência significativa para os estudantes, ampliando seu entendimento sobre a formação docente e as implicações epistemológicas no exercício da profissão. A combinação de atividades culturais e acadêmicas no formato híbrido contribuiu para a integração entre arte, tecnologia e conhecimento, fortalecendo a formação acadêmica e profissional dos futuros professores.
Redes Sociais