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O QUE NÃO TEM PREÇO! a LudoIF Campus Samambaia recebe Oficina de Contação de Histórias

Criado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2025, 11h34 | Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2025, 11h34 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2025, 11h57 | Acessos: 74
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O Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo: Alfabetização e Letramento Matemático na LudoIF Campus Samambaia, apoiado pelo Edital da Prex nº 7/2024 e coordenado pelo Prof. Paulo Araújo, continua com as suas ações a todo vapor. Desta vez, na quarta-feira (5/2) foi realizada mais uma oficina de contação de história para as crianças atendidas pela Ludoteca. As oficinas abordam histórias infantis relacionadas ao mundo da matemática de modo que contribuam para a alfabetização e o letramento matemático.

Na oportunidade, a oficina foi ministrada pela convidada Liliam Luiza, professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, contadora de histórias e uma apaixonada pela educação. Na contação de histórias, Liliam Luiza abordou temática relacionada ao sistema monetário brasileiro. A professora Liliam contou com o auxílio do livro ''O que não tem preço", de Jonas Ribeiro, para estimular o pensamento das crianças sobre a compreensão do valor do dinheiro, entender melhor como usá-lo, aprender que nem tudo pode ser comprado e saber diferenciar o que é necessário do que é supérfluo. Segundo a professora, “trabalhar matemática financeira ainda na infância é essencial para que os pequenos se tornem adultos responsáveis, conscientes em suas escolhas e por consequência bem-sucedidos financeiramente.  Dinheiro é coisa séria! Porém, é possível falar sobre esse assunto de forma leve e divertida”. Após a leitura da história, a professora realizou algumas atividades utilizando material concreto e recorrendo a realidade cotidiana dos estudantes e seus interesses. Tais atividades tinham como objetivos estimular o desenvolvimento de uma mentalidade a longo prazo visando a organização e planejamento dos gastos e contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como, por exemplo, autoconhecimento, autogestão e tomada consciente de decisões. Para finalizar fica a dica do autor Jonas Ribeiro: Há o que posso e desejo comprar, há o que posso e desejo conquistar e tudo isso para saborear o que não tem preço!

A ação alcançou onze crianças atendidas pela Ludoteca e contou com feedbacks positivos das crianças e de mães-estudantes do campus que possuem filhas atendidas pela LudoIF. Cecília Costa, estudante da Licenciatura de Educação Profissional e Tecnológica – 1° semestre noturno e mãe da Maria Eduarda Costa Queiroz Santos Moreira com 8 anos (criança atendida pela LudoIF), relata:

“A minha filha, no decorrer do semestre, tem usufruído da Ludoteca, o que vem me auxiliando a continuar a estudar, já que não tenho com quem deixá-la. Ela gosta muito do espaço. No entanto, com retorno do recesso às quartas-feiras, se tornaram especiais para a Maria estar aqui na Ludoteca e o entusiasmo tomou de conta. O projeto de matemática me surpreendeu pela forma de aprendizado ser lúdica. Aqui ela se sente pertencente ao grupo e muito feliz da forma de aprender”, diz ela.

“Não tenho nem palavras para agradecer a todos envolvidos no projeto, pois ao ver minha filha feliz por aprender e ainda se sentir parte do grupo, me traz muita alegria. As quartas-feiras para Maria Eduarda se tornou o dia mais esperado, por causa do projeto. Mesmo quando não temos atividade presencial, trago Maria Eduarda para participar do projeto devido ao aprendizado e à felicidade dela. Espero que para o próximo semestre o projeto continue, pois faz uma diferença para as crianças que ficam na ludoteca”, diz Cecília.

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